Menu

family generation green eyes genetics conceptUm dos cursos, em maio, vai abordar atividades para consolidar conceitos genéticos ainda no ensino médio

 

O Programa de Pós-graduação em Genética (PPGen) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com incrições abertas para as atividades pré-evento da segunda edição do Gene Time Conference 2022.

Antecipando o evento principal, entre maio e junho serão realizados uma série de mini-cursos, pensados para aprimorar o debate e aprofundar o conhecimento em torno de temas como clonagem gênica, expressão heteróloga de proteínas e purificação de produtos biotecnológicos. Tambem estão previstos cursos de análise de proteínas pela técnica de western blotting e o teórico prático de predição de estrutura de proteínas.

Um pouco mais complexos, os cursos de filogenética para predição funcional de genes e proteínas e, no campo da Epigenética e sua relação com os mecanismos de desenvolvimento de doenças, outro curso promete esclarecer como as influências ambientais podem alterar a expressão genética, o processo pelo qual um gene transmite informações para uma célula criar um produto funcional. Por exemplo, uma determinada proteína.

ENSINO FUNDAMENTAL

O primeiro mini-curso a ser realizado, no dia 14 de maio, é dirigido a professores de ensino fundamental e a outros interessados na área da educação. “O essencial da genética: guia de atividades para o ensino médio” vai apresentar formas de ensino baseadas na prática, evidenciando com isso a enorme relevância que esse conhecimento representa para a sociedade.

Segundo a Comissão Organizadora, presidida pela professora Fernanda Antunes, do departamento de Genética, Ecologia e Evolução, o objetivo do Gene Time Conference é aproximar diversos grupos de pesquisa, realizar novas colaborações e promover o intercâmbio científico e pessoal em torno do estudo da genética. Na primeira edição do encontro, realizada em 2018, participaram mais de 200 profissionais e estudantes de diversas partes do Brasil e do exterior. A segunda edição da conferência acontece nos formatos presencial e semi-presencial, entre os dias  24 e 26 de agosto de 2022 e continua com sua proposta de internacionalização.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Programação dos Mini-cursos preparatórios

 

 

Ilustração gratuita:

Neta foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo