Menu

Pós-doutor em fisiologia da reprodução estreia na literatura com autobiografia poética
 
O meio século de vida e de dedicação à pesquisa científica e ao ensino de biologia do veterinário Luiz Renato de França, professor titular aposentado do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, se tornou poesia. No livro Cores do Universo: Cinquenta Anos de Poesia, autobiografia e memórias, o pós-doutor em fisiologia da reprodução compartilha o “encanto do inesperado” em sua “jornada de amor e paixão pela ciência”.
 
1202210522691813.guFxzGWHKzk8KO5zT9m8 height640Um dos 600 cientistas brasileiros mais influentes no mundo, premiado professor mais produtivo da pós-graduação em Biologia Celular em 2011 na UFMG, França conduz o leitor a uma reflexão profunda sobre o existir e o viver. A obra tem mais de cem poesias, incluindo-se algumas em inglês e alemão, em que a vida profissional se entrelaça à pessoal, numa trajetória plena de liberdade, solitária, resiliente, destemida e inspiradora. “Na busca pelo conhecimento, ele foi capaz de ver padrão na desordem, luz na escuridão e a alma do ser humano”, revelam comentários presentes no livro.
 
Cores do Universo, publicado pela Às Editorial, fala de amor, paixão, empatia, democracia, natureza, tempo, cosmos e universo. São 256 páginas, em que realidade e imaginação se misturam como na própria vida, deixando transparecer beleza e vicissitudes, tendo como pano de fundo a busca pela espiritualidade e o diálogo com outras culturas. “Ao sintonizar com nossa essência cósmica, nossa capacidade torna-se ilimitada”, afirma.
 
Natural de Jataí, Goiás, desde a infância o autor dialoga com os astros e o universo. “Comecei a escrever poemas aos 15 anos e, desde então, percebi que a escrita, além de terapêutica e fonte de autoanálise, pode deixar em memórias meu legado; uma vida de dedicação à ciência, trabalho, ética e altruísmo”, afirma. Para França, “tal qual o cosmos, a vida é a eterna busca pelo equilíbrio e sua ímpar beleza está em se permitir expressar”.
 
França já orientou quase 100 alunos e possui mais de 200 publicações científicas. A cada novo ciclo desse cientista e cidadão do mundo, apaixonado pela ciência, novas cores e nuances se apresentam.
 
SOBRE O LIVRO
 
Editora: ‎Ás Editorial; 1ª edição (30 março 2022)
Idioma: ‎Português
Número de páginas:‎ 256 páginas
Disponível para venda no site Amazon.com.br
 
SOBRE O AUTOR
 
Luiz Renato de França nasceu em Jataí, Goiás, em 1956. Graduou-se em Medicina Veterinária pela UFG (1978), onde se tornou professor. Concluiu o mestrado (1987) e doutorado (1991) em Biologia Celular pela UFMG, onde atuou como professor a partir de 1989. Se tornou pós-doutor em Fisiologia da Reprodução (1992-1994) no "Department of Physiology School of Medicine, at the Southern Illinois University, Carbondale, Illinois, USA. Foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) de 2014 a 2018 e atualmente é professor titular aposentado e agora voluntário da Universidade Federal de Minas Gerais. É um dos idealizadores da revista internacional Animal Reproduction (Qualis Capes A4; FI = ~2,0) e um dos idealizadores do "Internacional Symposium on Animal Biology of Reproduction - ISABR". É revisor ad hoc de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Fez parte do corpo editorial da revista científica Physiological Reviews, cujo fator de impacto é de ~30. De acordo com a seleta Base Scopus publicada na Plos One Biology em 2020, estrá entre os 600 pesquisadores brasileiros mais influentes no mundo.

 

Redação: Dayse Lacerda

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo