Menu

FolderDe estudantes para estudantes, curso mostrará vertentes das especialidades ao alcance do pesquisador

Que a pesquisa científica é importante para a sociedade, é fato. Mas como áreas específicas como a fisiologia e a farmacologia podem ajudar no desenvolvimento do País, sua aplicabilidade prática no ambiente acadêmico e em outras vertentes ao alcance do pesquisador, é o que pretende mostrar o curso de verão on-line “Conectando a Ciência ao Desenvolvimento do País” que acontece no período de 7 a 18 de fevereiro de 2022.

Desenvolvido por estudantes de doutorado e mestrado, além de professores, dos departamentos de Fisiologia e Biofísica e de Farmacologia do ICB UFMG, o curso pretende mostrar aos alunos da graduação as diferentes linhas de pesquisa, aprofundando e atualizando seus conhecimentos, inclusive para tomada de decisão sobre a carreira. Ao todo, são ofertadas 300 vagas.

A programação prevê aulas, palestras, apresentação remota de laboratórios, equipamentos e técnicas, além da apresentação de trabalhos inscritos e selecionados previamente. Serão seis módulos abordando temas como “aspectos celulares e moleculares do câncer”, “tecnologia no desenvolvimento da pesquisa cardiovascular” e “fundamentos da ciência para jovens pesquisadores”, entre outros. De acordo com os organizadores, trata-se também de uma excelente oportunidade de network.

Inscrições
As inscrições para o curso de verão, em sua 31ª edição, estão abertas até 21 de janeiro de 2022, de acordo com o edital disponível no link https://bit.ly/3FiMlN3 e mediante o pagamento de uma taxa de R$70.

Submissão de resumos
A submissão de resumos de trabalhos científicos ou a revisão de literatura é facultativa. Os participantes que desejarem poderão enviar até um trabalho por inscrição no formato
PDF para o email

Certificação
Será emitido certificado de curso de extensão da UFMG com 40 horas para os participantes com frequência mínima de 80% nas aulas teórico-práticas, registrada através de lista de presença e/ou resolução de questionário ao final das aulas.

Homenagem
O “curso de verão” é uma homenagem ao Professor Emérito da UFMG Wilson Teixeira Beraldo, por suas contribuições científicas para o controle da hipertensão. Ele é responsável pela descoberta da bradicinina, um dos primeiros fármacos usados no tratamento da doença. A Sociedade Brasileira de História da Medicina descreve sua descoberta como a segunda maior da ciência brasileira, depois das descobertas de Carlos Chagas.

SERVIÇO
31ª Edição do Curso de Verão “Conectando a Ciência ao Desenvolvimento do País”
7 a 18 de fevereiro de 2022
Inscrições:
Até 21 de janeiro
Programação:
https://cursodeveraofisfar.wixsite.com/2022
Informações:
E-mail:
Facebook - https://www.facebook.com/CursodeVeraoFisFar/
Instagram - https://www.instagram.com/cursodeveraofisfar
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/curso-de-verão-fisfar-ufmg-4508411b8/ão-fisfar-ufmg-4508411b8/

 

REDAÇÃO
Redação: Dayse Lacerda. Coordenação: Marcus Vinicius dos Santos.
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica ACBio

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo