Menu

foto034originalÚltima edição aconteceu há dois anosDestacando o tema "A esperança na ciência: criar, inovar, reinventar”, o encontro também faz homenagem póstuma ao epidemiologista Carlos Maurício de Figueiredo Antunes


Em sua 11ª edição, a atividade organizada pelo Departamento de Parasitologia será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, de modo totalmente online. Já tradicional, desde a sua primeira edição, em 2010, o Encontro de Pesquisa em Parasitologia do ICB UFMG reúne estudantes e pesquisadores em parasitologia de todo o Brasil e do exterior, propiciando espaço para a apresentação de centenas de trabalhos.

Em 2021, sob o tema “A esperança na ciência: criar, inovar, reinventar”, a programação inclui palestras, conferências e mesa-redonda, além da apresentação dos melhores trabalhos, dissertação e tese, de 2020.

Um dos destaques é a conferência "O impacto da covid-19 no contexto das doenças transmissíveis no Brasil", do professor Guilherme Werneck, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e moderação do professor David Soeiro (ICB UFMG).

HOMENAGEM

O epidemiologista Carlos Maurício de Figueiredo Antunes foi o homenageado póstumo dessa edição. Professor titular do Departamento de Parasitologia da UFMG e associado do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins Blomberg, também era assessor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e contribuiu na formação de vários epidemiologistas e pesquisadores que atuam em universidades, centros de pesquisa e serviços de saúde.

De acordo com o professor Hudson Alves Pinto, da Comissão Organizadora do Encontro, Carlos Maurício foi “uma pessoa que lutou pela ciência, contribuiu para a área de medicina tropical e incentivou o controle de doenças infecto-parasitárias a partir de evidências epidemiológicas”, o que tem tudo a ver com o contexto de pandemia e torna o encontro especial. Ele afirmou que o evento tem sido considerado uma atividade de resistência e resiliência do programa de pós-graduação no contexto de negacionismo científico e de todas as dificuldades de financiamento e cortes de verba para pesquisa que as universidades têm passado.

Para participar, é necessário se pré-inscrever e fazer o pagamento de uma taxa de R$ 20,00 pelo site http://www.parasitologia.icb.ufmg.br/ep2021/historico.php . Haverá emissão de certificados aos participantes.

SERVIÇO

XI Encontro de Pesquisa em Parasitologia será on-line pela primeira vez
2 e 3 de dezembro de 2021 - De 9h às 19h

Programação completa:
http://www.parasitologia.icb.ufmg.br/ep2021/prog.php

Pré-inscrições:

http://www.parasitologia.icb.ufmg.br/ep2021/historico.php

Informações:
Facebook - https://www.facebook.com/parasitologiaicbufmg
Instagram - https://www.instagram.com/parasitologia_icbufmg
YouTube: @eppicbufmg

 

 

 

Redação: Dayse Lacerda. Coordenação: Marcus Vinicius dos Santos - jornalistas da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica ACBio. Atualizada em 30/11/2021, 15h30

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo