Menu

Brasil 2021As vencedoras são Nubia Boechat, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Rafaela Salgado Ferreira, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e Marília Oliveira Fonseca Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Segundo a Sociedade Americana de Química, premiação se dá pelo trabalho da pesquisadora no campo do tratamento de doenças parasitárias e infecções virais

Rafaela Salgado Ferreira, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG é a vencedora do 4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas, na categoria Líder Emergente.

O evento de premiação aconteceu no dia 23/11, durante cerimônia virtual na 44ª Reunião Anual da SBQ.

A homenagem à professora Rafaela Ferreira se dá pelos estudos dela para viabilizar o desenvolvimento de novos medicamentos no combate à leucemia e à aids. Suas pesquisas contribuem para a descoberta de novas classes de inibidores enzimáticos como potenciais tratamentos para doenças parasitárias e infecções virais, para o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o planejamento de medicamentos e para a validação e caracterização de alvos terapêuticos.

Além dela, também foram agraciadas Nubia Boechat, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Marília Oliveira Fonseca Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Cada vencedora receberá de US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil) em dinheiro, um SciFinder ID válido por 3 anos, assinatura gratuita da ACS por 3 anos e um certificado de prêmio e troféu.

A American Chemical Society (ACS) é uma organização sem fins lucrativos, licenciada pelo Congresso dos EUA. A missão da ACS é promover o empreendimento químico mais amplo e seus profissionais para o benefício do planeta e de sua população. A Sociedade é líder global no fornecimento de acesso a informações e pesquisas relacionadas à química por meio de várias soluções de pesquisa, periódicos revisados por parceiros, conferências científicas, e-books e periódicos semanais de notícias sobre Química e Engenharia.

CONHEÇA AS PREMIADAS
Vencedoras do 4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química

Rafaela Salgado Ferreira - Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Vencedora na categoria Líder Emergente. Este prêmio reconhece as realizações de uma jovem cientista química ou empresária de destaque. Ela está sendo homenageada por sua pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos. Rafaela tem contribuído para a descoberta de novas classes de inibidores enzimáticos como potenciais tratamentos para doenças parasitárias e infecções virais, o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o planejamento de medicamentos e a validação e caracterização de alvos terapêuticos.

Nubia Boechat - Fundação Oswaldo cruz (Fiocruz) - Vencedora na categoria Líder na Indústria. Este prêmio reconhece a profissional que trabalha na indústria química cujas pesquisas e inovações criativas levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e para o bem da comunidade e da sociedade. Boechat é vice-diretora de educação, pesquisa e inovação da Fiocruz, onde coordena projetos estratégicos de novos medicamentos para o tratamento de doenças como leucemia e Aids. Ela também está envolvida na criação do Centro Nacional de Referência para Síntese de Drogas da Fiocruz.

Marília Oliveira Fonseca Goulart - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Vencedora na categoria Líder Acadêmica. Este prêmio reconhece uma acadêmica que fez contribuição importante para o impacto global e social na pesquisa científica em química. Seu trabalho abrange áreas como mecanismos de compostos biologicamente ativos, sensores químicos, biomarcadores de estresse oxidativo e produtos naturais.

SERVIÇO

4º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas
Quando
: terça-feira, 23 de novembro
Horário: 17h
Onde: cerimônia virtual aberta ao público em https://american-chemical-society.zoom.us/webinar/register/WN_AaXZ5gl_Siq7y7Rz28koXg

 

 

Com Assessoria de Imprensa da CAS e da UFMG. Atalizada às 18h30, do dia 9/12/2021

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo