Menu

site.ppg.geneticaEstá no ar a página web atualizada do Programa de Pós-graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas, ICB UFMG.

 

A pagina dá enorme destaque às mais recentes informações sobre as ações de enfrentamento à doença causada pelo novo coronavírus, implementadas no decorrer da pandemia. São seis atividades principais, dispostas em abas diferentes, para facilitar o acesso dos internautas.

Entre as ações está o projeto Ciência para Você, que tem divulgado dados científicos sobre o vírus e a doença, numa tentativa de levar mais conhecimento à população e ajudar na checagem de notícias fraudulentas, ou fake news.

De acordo com o coordenador do projeto e da pós em Genética, professor Frederico Marianetti Soriani, “a ideia é passar, de uma maneira simples, através da web, as informações disponíveis em artigos científicos publicados”.

diagnostico.imagem.geneticaA equipe do laboratório de Biologia Integrativa do ICB UFMG está trabalhando firme e forte. Eles foram credenciados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Fundação Ezequiel Dias, dentre outros laboratórios da UFMG e de Minas, para realizar o diagnóstico da covid-19 - Foto: ArquivoAs demais informações são relacionadas a prestação de serviços e a projetos de pesquisa, como o Observatório de Vigilância Genômica, onde são publicados boletins regulares da situação das variantes de SARS-CoV-2 em dez Gerências Regionais de Saúde em Belo Horizonte.

No site também você encontra informações das vacinas da UFMG, e do programa "Abordagem integrada de combate à covid-19", que tem apoio da Capes e foi criado especialmente para combater a pandemia. Para mostrar avanços no diagnóstico da covid-19, a página traz duas iniciativas, uma do laboratório de Biologia Integrativa (foto) e a do teste feito da saliva, usando emissão de luz, em construção.

O professor Frederico Soriani, que em meados de 2021 assumiu a coordenação do programa, junto com o professor Renato Santana de Aguiar, ressalta haver uma grande quantidade de pesquisadores empenhados em minimizar os efeitos e danos da doença na vida das pessoas. “Seja através de esclarecimentos, seja através do desenvolvimento de diagnósticos, vacinas e novas terapias, ambas para apoiar as secretarias de saúde”, esclarece.

Para o coordenador, a divulgação das informações atualizadas na página é uma demonstração do que a academia tem feito e como o conhecimento gerado dentro da universidade se reflete na vida cotidiana de cada pessoa, da sociedade. Uma espécie de retorno, socialmente orientado.

“E este é um dever nosso. Mais do que uma vontade, é nossa obrigação, como programa focado tanto na pesquisa quanto na produção e aplicação de conhecimento. E, também, na comunicação científica”, considera o professor, lembrando ainda de que aproximar a sociedade da academia é um dos pilares da universidade pública e gratuita.

SERVIÇO

Página web da Pós-graduação em Genética do ICB UFMG (Clique aqui para acessar). Avaliado com nota 6 pela Capes, que significa “Nível de Excelência”, o programa oferece os cursos de Mestrado (desde 1998) e de Doutorado (desde 2003).

 

 

 

Redação: Dayse Lacerda - ACBio ICB UFMG

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo