Menu

falaciencia2A pandemia do novo coronavírus e os episódios de negacionismo da ciência levaram muitos pesquisadores e instituições a criarem projetos de divulgação da ciência direcionados ao público leigo. Mas, o que é divulgação científica e como fazê-la com eficiência?

 

Debater estes temas é o objetivo da 10ª edição do Curso Fala Ciência, promovido pela Rede Mineira de Comunicação Pública da Ciência (RMCC), que reúne diversas entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação de nosso Estado, e da qual o ICB UFMG é membro fundador. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, com transmissão pelo Canal Youtube Fala Ciência. Será um dia inteiro dedicado a quem quer saber mais sobre divulgação científica.

As informações sobre a programação e as inscrições gratuitas podem ser feitas na plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/10-fala-ciencia__1393254

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

O curso começa às 9h com uma rápida abertura feita pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, pela presidente da Liga da Ciência Preta Brasileira, Luciana Maria Silva e pela coordenadora da RMCC, Nayane Brader.

Em seguida, o professor Yurij Castelfranchi (UFMG) explica porque deveríamos formar um ecossistema de divulgadores da ciência e como contribuir na luta contra a desinformação e o negacionismo. Ainda na parte da manhã, às 11h, Valéria de Fátima Raimundo (UFMG) e Denise Nacif Pimenta (Fiocruz-MG) mostram algumas boas práticas de divulgação científica que estão sendo realizadas por instituições mineiras e que comporão um e-book produzido pela Fapemig.

À tarde, a partir das 14h, Dilian Caiafa (UFMG) e Mariana Lacerda (UFMG) debatem as possibilidades de financiamento coletivo como estratégia complementar para a arrecadação de recursos para bons projetos. Apesar do crescimento no ambiente digital, a prática ainda é recente no contexto científico e desafia pesquisadores a interagir além de suas comunidades.

E, para encerrar, Fábia Lima (UFMG) e Paulo Basílio (PUC/MG) iniciam debate sobre os desafios impostos aos responsáveis por perfis institucionais em plataformas digitais, como Instagram e Youtube. É mesmo necessário assumir esse trabalho, ou seria mais eficaz se integrar às estruturas formais de Comunicação da Instituição? E quais as melhores práticas? Quando as assessorias podem usar esse conteúdo para o trabalho de comunicação e de divulgação científica das organizações de CT&I?

O Fala Ciência é aberto a todos os interessados e emite certificado para os participantes inscritos.

SERVIÇO

10º Fala Ciência

Inscrições: https://www.sympla.com.br/10-fala-ciencia__1393254
Data: 18/11/2021
Horário: 9h às 17h

 

 

 

Fonte: Rede Mineira de Comunicação Científica

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo