Menu

vecteezy two medical professionals discussing patient treatment 1226658Foto ilustrativa: Banco de imagens por Vecteez

Estudo experimental quer entender como a proteína Huntingtina mutante pode alterar estrutura e funcionamento dos sistemas nervoso e muscular

 

Um estudo com dados que podem contribuir para a elaboração de tratamentos mais eficazes e para minimizar os impactos da Doença de Huntington, um distúrbio do movimento, é o assunto da próxima edição de Seminários NAPG, no dia 25 de novembro, às 17h. O encontro é realizado pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação do Institutto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

Com transmissão peloYoutube do NAPG, o evento recebe a professora Cristina Guatimosim Fonseca, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular.

Huntington é um uma doença hereditária que se manifesta em homens e mulheres na idade adulta. Em geral ela começa com alterações ocasionais nos movimentos corporais e progride para a deterioração mental, podendo levar até a morte em cerca de 15 a 20 anos após seu início. Localizada no profundo do cérebro. A doença é causada por uma mutação no gene que codifica uma proteína chamada Huntingtina (htt).

A partir de experimentos com camundongos, o grupo de pesquisa do ICB, liderado pela professora Cristina Guatimosim, tem se dedicado a investigar as mudanças neuromusculares para entender como a htt mutante pode alterar estruturalmente e funcionalmente componentes do sistema nervoso, tais como os motoneurônios da medula espinhal, as placas motoras e a musculatura esquelética.

A professora acredita que os dados da pesquisa têm o potencial de gerar subsídios para novos estudos clínicos e contribuir para a elaboração de tratamentos mais eficazes a fim de minimizar os impactos da doença.

cristina.guatimosim

SERVIÇO

Seminários NAPG - ICB UFMG (5ª Edição)
Danos neuromusculares e declínio motor na Doença de Huntington
Profa. Cristina Guatimosim Fonseca – Programa de Pós-graduação em Biologia Celular

25/11/2021 - 17 horas
Certificação - Haverá emissão de certificado para os participantes presentes no evento.
Transmissão ao vivo, aberta e gratuita
www.youtube.com/napgicbufmg

 

 

 

 

 

 

 

Redação: Dayse Lacerda – ACBio ICB. Ilustração: Foto de banco de imagens por Vecteezy

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo