Menu

Reprodução Massensini3Continua nesta quinta, 21, a partir das 14h, evento online e gratuito cuja proposta é popularizar ciência, cultura e arte. Programação pode ser assistida no canal do ICB no Youtube


Reprod.Carlos.Rosa2A Mostra ICB 2021 foi oficialmente aberta hoje (20/10), pontualmente às 13h45, pelo diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG Carlos Augusto Rosa, e pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG André Ricardo Massensini.

Carlos Rosa, ao falar sobre "Transversalidade da ciência para construção de futuros", tema desta edição da Mostra e da Semana do Conhecimento da UFMG (de 25 a 29/10), destacou a importância do diálogo entre as fronteiras do saber para a construção de novos modos de fazer ciência e de aprendizado.

“Vivemos um momento difícil no país, de desconstrução e sucateamento da pesquisa científica, corte de verbas e editais que não serão concretizados. É muito relevante a divulgação científica, mostrar a qualidade do que é produzido na universidade”, afirmou. Ainda segundo o diretor do ICB, é apresentando resultados de pesquisas científicas que se combate o negacionismo ao conhecimento. Ele chamou a atenção para a “batalha” que a UFMG tem travado (e vencido) ao longo dos anos para construir uma trajetória grandiosa: “e nosso estado, no Brasil e no mundo”, completou.

“Uma nação que pretende ser soberana e garantir o futuro para seus cidadãos precisa investir em ciência, assegurando que esse legado seja mantido para jovens e pesquisadores que venham nos próximos anos”, afirmou em sua apresentação o pró-reitor adjunto de Pesquisa André Massensini.

Para ele, que também é professor do departamento de Fisiologia e Biofísica e ex-aluno do ICB, “não há como falar de futuros sem a produção de conhecimento”, e agradeceu a todos que trabalharam no ICB e ajudaram a construir resultados que levaram o Instituto a se sobressair e a sobreviver às adversidades vividas ao longo da história da pesquisa no país e se tornar uma referência no campo das ciências da vida na América Latina.

“O ICB tem sido um grande ponto de referência para agentes governamentais e para consultas, por parte da sociedade”
André Massensini - Pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG


Chamando a atenção para a crescente interação entre as diferentes áreas do conhecimento nos projetos desenvolvidos na Universidade, mesmo antes da pandemia, Massensini afirmou que, no ICB, projetos interdisciplinares buscam tanto o atendimento emergencial quanto a criação de novas tecnologias, soluções permanentes, duradouras, com impacto no desenvolvimento econômico e social. Ele lembrou ainda a importância do trabalho da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica do ICB como referência para alguns canais de jornalismo na divulgação da produção científica da Unidade.

O evento foi organizado com a coordenação da Diretoria, em conjunto com os núcleos de Pesquisa (NAPq) e de Pós-graduação (NAPG), centros de Graduação (Cegrad) e de Extensão (Cenex), e com apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica (ACBio).

Amanhã (21/10), a partir das 14 horas, a programação continua, incluindo rodas de conversa, Drops of Science 2, sessões de Mindfullness, apresentação do coral Cantáridas, do ICB, e a premiação dos ganhadores dos concursos de Pitch e de Fotografia.

MOSTRA ICB divulgação geralSERVIÇO

Mostra ICB 2021
Transversalidade da ciência para construção de futuros
Pré-evento do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG na Semana do Conhecimento UFMG 2021
20 e 21 de outubro
Transmissão: youtube.com/canalicbufmg
Mais informações:

 

 

 

Redação: Dayse Lacerda. Fotos: Reprodução Youtube. Marcus Vinicius dos Santos - ACBio ICB UFMG

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo