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Reprodução ElidaA programação da Mostra ICB 2021 segue nesta quinta, 21/10, a partir das 14 horas. A programação inclui rodas de conversa, Drops of Science 2, sessões de Mindfullness, apresentação do coral Cantáridas, do ICB, e a premiação dos ganhadores dos concursos de Pitch e de Fotografia.

 

Na Roda de Conversa realizada no primeiro dia da Mostra ICB 2021, quarta-feira, 20/10 o tema foi "Transversalidade da ciência: desafios do conhecimento na sociedade atual”. Sob moderação da vice-diretora do ICB, Élida Rabelo (foto ao lado), os convidados foram os professores Santuza Teixeira (Bioquímica e Imunologia ICB e CT Vacinas UFMG), Estevam de Las Casas (Engenharia e IEAT UFMG) e Ado Jorio (Física ICEX).

Eles falaram sobre assuntos relacionados a inovação, tecnologia e iniciativas da universidade para superar esses desafios. Élida Rabelo apresentou os convidados como “participantes ativos de projetos científicos transdisciplinares que podem facilitar novas descobertas e soluções para problemas atuais da sociedade”, demonstrando, portanto, alta competência para permitir diferentes aproximações ao assunto.

Transversalidade da Ciência e seus desafios

SantuzaA primeira a se apresentar foi a professora titular do departamento de Bioquímica e Imunologia Santuza Teixeira, falando sobre a transversalidade da Ciência e seus desafios, especialmente na área da saúde. Citando exemplos concretos de trabalhos em andamento, a professora, que também é membro do CT Vacinas UFMG, trouxe vários argumentos para a adoção de formas de conectar as áreas do conhecimento como meio de superar os desafios impostos, por exemplo, pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 20-30, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A produção de alimentos, necessária para alcançar o ODS 2 de erradicação da fome, bem como de medicamentos e vacinas para o tratamento de inúmeras doenças, requisito para chegar à saúde e bem-estar previstos no OD3, estão relacionadas à manipulação e modificação de DNA, por exemplo. São desafios tecnológicos muito grandes e o sucesso de seus resultados, de acordo com a acadêmica, pressupõe a combinação de expertises de diferentes áreas.

Outro ponto abordado pela pesquisadora foi a dimensão ética. “Muitas dessas novas tecnologias envolvem questões éticas e regulatórias que precisam ser colocadas na mesa, e isso não está sendo feito de forma adequada no Brasil, com especialistas e com a sociedade”, defendeu. Santuza Teixeira lembrou ainda que as tecnologias envolvem aspectos políticos e econômicos. “A gente precisa ter mecanismos de disseminar, fazer com que outros países, não só os produtores de tecnologia, possam desenvolvê-las e utilizá-las”, defendeu.

A bióloga ressaltou o caráter promissor de uma nova tecnologia chamada CRISPR, a partir de 2012. Usada no desenvolvimento de vacinas pela UFMG, ela deve promover a democratização no campo científico, dada a eficiência com que permite desenvolver mais rapidamente e com baixo custo uma variedade maior de produtos geneticamente modificados. Ela avalia que isso pode possibilitar o acesso de laboratórios que não estejam necessariamente financiados por grandes empresas. A pesquisadora falou ainda sobre as técnicas utilizadas para desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

Iniciativas que podem facilitar o desenvolvimento de projetos transdisciplinares

EstevamEstevam de Las Casas, professor titular da Escola de Engenharia e diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT), apresentou algumas iniciativas que podem facilitar o desenvolvimento de projetos transdisciplinares. Las Casas começou com uma abordagem histórica, ressaltando a disseminação de institutos de estudos avançados pelo mundo, geralmente vinculados a uma universidade, a partir de 1930 em Princeton, EUA. Ele lembrou que naquele momento a pesquisa tinha um caráter individual, de busca da ciência “pura”, ou seja, descolada de aplicações.

Observando que o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), criado em 1999, ainda é pouco conhecido da comunidade acadêmica, o Las Casas mostrou que o modelo adotado pelo IEAT facilita, dentre outras coisas, a vinda de catedráticos de outros países para um ambiente de estudos de excelência que busca a inovação por meio de pesquisas e projetos conjuntos. A ideia é articular diversas áreas do conhecimento para solução de problemas do mundo real e promoção do bem comum.

Entre as principais iniciativas do IEAT destacam-se, de acordo com o professor Las Casas, a realização de um evento bienal em parceria com instituições de outros países e a realização de seminários para discussão de assuntos de natureza variada como Pré-Sal, ameaças à liberdade de expressão, manipulação de genomas e a utilização de jazidas de lítio em Minas Gerais. Além de grupos de pesquisa com propostas de alcance social, o IEAT realiza a Escola de inverno, encontro sobre metodologias transdisciplinares, e assumiu recentemente a Revista UFMG. Somando-se à oferta de disciplinas abertas de conteúdo transversal para graduação e pós, o IEAT apresentou a proposta de criação do Programa de Estudos Especiais em Bioengenharia, em tramitação.

Entre as questões mais atuais relacionadas à atuação de institutos como o da UFMG, de cordo com o professor, estão “um movimento forte contra a universidade pública e a pesquisa, motivado pelos interesses dos grandes grupos privados de educação e a destruição do espírito crítico e inquisidor do que se faz na universidade”. Para Las Casas, outra questão é a o modo “como a universidade pode e deve se colocar para a sociedade, ante ao obscurantismo e retrocesso”. Por fim, ela ressalta a questão das ações para retomada do progresso para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Nanoscópio: da bancada à inovação

Ado Jorio4Utilizando-se de princípios da física, relacionados à ótica, o professor titular do departamento de Física Ado Jorio, do Instituto de Ciências Exatas (ICEX), conduziu os participantes a uma viagem pelo "Nanoscópio: da bancada à inovação", apresentando três casos práticos em que teve a oportunidade de vivenciar a transversalidade em estudos científicos.

Em conjunto com a antropologia e ciência dos solos ele pode pesquisar, por exemplo, as propriedades das chamadas “terras pretas” da Amazônia e entender modelos para desenvolvimento de biocarvão. Na conexão com a bio-medicina, ele está participando do desenvolvimento do oftalmoscópio, um equipamento para detecção precoce do mal de Alzheimer. Por fim, ele falou sobre a criação do nanoscópio, um equipamento capaz de medir estruturas nanométricas com precisão, patenteado em vários países, e desenvolvido por meio de uma rede de cooperação entre vários órgãos de fomento.

Mostra ICB 2021

Na sequência à roda de conversas, houve a seção “Drops of Science”, diferentes conferências de curta duração, cada uma com 20 minutos, seguidas de 10 minutos de perguntas, com moderação da professora Glória Franco (NAPG ICB), para divulgação de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do ICB. No fim do dia, com o tema "O desafio de se fazer ciência no Brasil", houve a entrevista com a pesquisadora Erna Kroon (Microbiologia ICB) pelo também pesquisador professor André Klein. A programação da Mostra ICB 2021 segue até amanhã (21/10) com mais rodas de conversa, mini conferências, diálogos, intervalos mindfulness e apresentações culturais.

A organização da Mostra ICB foi coordenada pela Diretoria, em conjunto com os núcleos de Pesquisa (NAPq) e de Pós-graduação (NAPG), centros de Graduação (Cegrad) e de Extensão (Cenex), com apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica (ACBio).



SERVIÇO

MOSTRA ICB divulgação geralMostra ICB 2021
Transversalidade da ciência para construção de futuros
Pré-evento do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG na Semana do Conhecimento UFMG 2021
20 e 21 de outubro
Transmissão: youtube.com/canalicbufmg
Mais informações:

 

 

Redação: Dayse Lacerda. Fotos: Reprodução Youtube. Marcus Vinicius dos Santos - ACBio ICB UFMG

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