Menu

MOSTRA ICB Anúncio Site ICB

 

A Mostra ICB 2021 tem como tema a "Transversalidade da ciência para construção de futuros". Pré-evento do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG na Semana do Conhecimento UFMG 2021, nos dias 20 e 21 de outubro serão apresentadas à população, em linguagem acessível, uma série de atividades de popularização de ciência, culturais e artísticas - todas gratuitas. São estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo deste Instituto de ensino, pesquisa e extensão imbuídos da ideia de divulgar as ciências da vida.

Organizada em conjunto pelos núcleos de Pesquisa (NAPq) e de Pós-graduação (NAPG), centros de Graduação (Cegrad) e de Extensão (Cenex), com apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica (ACBio) e fomento da Diretoria, a transmissão será pelo  youtube.com/canalicbufmg

A programação desta quarta-feira, 20 de outubro, começa às 13h45, com uma breve solenidade que reunirá o diretor do ICB, professor Carlos Augusto Rosa; e os pró-reitores adjuntos de Pesquisa, André Massensini e de Extensão, Janice Amaral, ambos também do ICB.

Às 14 horas, a primeira Roda de Conversa será em torno do tema "Transversalidade da ciência: desafios do conhecimento na sociedade atual". Com moderação feita pela vice-diretora, Élida Rabelo, os convidados são a professora Santuza Teixeira (Bioquímica e Imunologia ICB e CT Vacinas UFMG), que falará da transversalidade da Ciência e seus desafios; o professor Estevam de Las Casas (Engenharia e IEAT UFMG) apresentará algumas propostas que podem facilitar o desenvolvimento de projetos transdisciplinares; e o professor Ado Jorio (Física ICEX) promete uma viagem pelo "Nanoscópio: da bancada à inovação".

Na sequência, das 15h45 às 17h45, a seção “Drops of Science” reunirá diferentes conferências de curta duração, 20 minutas cada uma, seguidas de 10 minutos de perguntas, com moderação da professora Glória Franco (NAPG ICB). A ideia, é divulgar, sempre atentos a uma linguagem acessível a todos, projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do Instituto.

"O desafio de se fazer ciência no Brasil" será o tema, das 18h às 19h, de uma entrevista com a pesquisadora  Erna Kroon (Microbiologia ICB) pelo também pesquisador professor André Klein.

No dia 21 de outubro, quinta-feira, a programação retoma às 14h, com nova Roda de conversa sobre Mobilidade e internacionalização no contexto da transversalidade da ciência, com moderação do professor David Soeiro (Parasitologia e NARI). Até às 15h30, os convidados são os professores Dawisson Belém Lopes (Ciência Política e DRI) , Carlena Navas - (PPG Bioquímica e Imunologia ICB) e Bruna Lopes Resende ( Graduação em Ciências Biológicas).

Das 15h45 às 16h45 uma nova sessão de miniconferências em "Drops of Science",  desta vez com moderação da professora Érika Jorge (Morfologia e NAPG ICB).

Às 17h  serão revelados os resultados dos concursos de Fotografia e de Pitch, com a entrega da premiação e exibição dos trabalhos vencedores.

A partir das 17h30 o Coral Cantáridas, do ICB, encerra as atividades da Mostra ICB 2021, com apresentação de sua produção Semente do Amanhã, do compositor Luiz Gonzaga do Nascimento Jr, o Gonzaguinha, com arranjo de Márcio Miranda Pontes (adaptado). O Cantáridas é coordenado pela professora Rosy Isaías (Botânica ICB) e regido pelo maestro Matheus Almeida

Além disso, nos dois dias, em três momentos, durante 15 minutos, Intervalo Mindfulness vai ensinar a dar uma pausa nas atribulações da mente e voltar sua concentração para si mesmo. A vivência será conduzida por Fabiola de Oliveira Lima e Suzan Caroline Such Ribeiro, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador - NEPSaT UFMG.

SERVIÇO

Mostra ICB 2021
Transversalidade da ciência para construção de futuros
Pré-evento do  Instituto de Ciências Biológicas da UFMG na Semana do Conhecimento UFMG 2021
20 e 21 de outubro
Transmissão: youtube.com/canalicbufmg
Mais informações:

 

 PROGRAMAÇÃO

Data Hora & Nome do Evento 

20 Outubro
(Quarta-feira)



13h45

Abertura

- Carlos Augusto Rosa - Diretoria ICB 

- Janice Amaral - Pró-reitoria Extensão 

- André Massensini - Pró-reitoria Pesquisa 

14h às 15H30      

Roda de Conversa 

Tema "Transversalidade da ciência: desafios do conhecimento na sociedade atual"

Moderadora: Élida Rabelo - Vice-diretora ICB 


Convidados:

Santuza Teixeira - Bioquímica e Imunologia ICB e CT Vacinas UFMG 

Transversalidade da Ciência: desafios do conhecimento e da disseminação de novas tecnologias na área da saúde


Estevam de Las Casas - Engenharia e IEAT UFMG

Iniciativas e propostas facilitadoras de projetos transdisciplinares na UFMG


Ado Jorio - Física ICEX 

Nanoscópio: da bancada à inovação

15h45 às 17h45

Drops of Science 

(4 apresentações de 20min + 10min perguntas) 

Alunos de Pós-Doc/Pós-graduação (Ensino/Pesquisa/Extensão) 

Moderadora: Glória Franco - NAPG ICB UFMG

17h45 às 18h

Intervalo Mindfulness

Fabiola de Oliveira Lima e Suzan Caroline Such Ribeiro - Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador - NEPSaT UFMG 

18h às 19h

Entrevista com a pesquisadora

Tema: O desafio de se fazer ciência no Brasil

Erna Kroon - Microbiologia ICB UFMG

Moderador: André Klein 

21 Outubro
(Quinta-feira)

14h às 15h30

Roda de conversa (2) 

Mobilidade e internacionalização no contexto da transversalidade da ciência

Moderador: David Soeiro (NARI)


Convidados

Dawisson Belém Lopes (Ciência Política e DRI)

Carlena Navas - (PPG Bioquímica e Imunologia) 

Bruna Lopes Resende (Graduação em Ciências Biológicas)

15h30 às 15h45

Intervalo Mindfulness

Fabiola de Oliveira Lima e Suzan Caroline Such Ribeiro - Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador - NEPSaT UFMG 

15h45 às 16h45 

Drops of Science 

(2 apresentações de 20min + 10min perguntas) - Alunos de Pós-Doc/Pós-graduação 

(Ensino/Pesquisa/Extensão) 

Moderadora: Érika Jorge (NAPG ICB UFMG) 

16h45 às 17h

Intervalo Mindfulness

Fabiola de Oliveira Lima e Suzan Caroline Such Ribeiro - Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador - NEPSaT UFMG 

17h às 17h30

Apresentação de Resultados e premiações:

Concurso de fotografia 

Concurso de Pitch

17h30 às 18h

Coral Cantáridas - ICB

Coordenadora: Rosy Isaías - Botânica ICB

Matheus Almeida - Maestro 

Cancioneiro de Lampião - Opus 52 II

Compositor: Marlos Nobre

18h

Encerramento

Mais informações:

 

NOTÍCIA RELACIONADA

Últimos dias para inscrever vídeos, fotografias e palestras de divulgação científica na Mostra ICB 2021 (21/09/2021)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo