Menu

sol2Em 14 anos de existência o Projeto Sol já realizou vários eventos na região metropolitana de BH, como esta Rua de Lazer realizada em 2014Iniciativa do ICB começa a publicar vídeos e posts a cada semana com o intuito de chamar a atenção para a prevenção de doenças e promoção da saúde como remédios eficazes para uma melhor qualidade de vida 

Saúde é bem-estar. Não é a simples ausência de doença, como muita gente ainda pensa. E para orientar a população para essa busca constante pelo equilíbrio, determinado pela realidade de cada um e nossas possibilidades de lidar com isso, o Projeto SOL -- Saúde, Orientação e Lazer atua em diferentes comunidades carentes da grande Belo Horizonte, desde 2007.

Coordenado pela professora Cidinha, como é conhecida a farmacêutica e doutora em parasitologia Maria Aparecida Gomes, do ICB UFMG, o projeto de educação para a saúde quer contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Para essa tarefa, reúne diversos cientistas, estudantes de diferentes áreas ou cursos da UFMG, além de pós-graduandos em Parasitologia e de Ensino de Biologia (ProfBio).

sol3Divulgação científica e educação para a saúde dirigida principalmente às comunidades mais pobres - Fotos: Arquivo. Novembro/2014.Se o novo coronavírus interferiu no trabalho presencial dessa equipe, a duração e o contexto desestruturante do novo coronavírus, por outro lado, tornou ainda mais urgente a popularização de conhecimentos científicos que possam ajudar a compreender os principais aspectos determinantes da saúde: como saneamento e higiene, mas também emprego, renda, moradia digna, e a prevenção de doenças.

Cidinha conta que, agora no Youtube e no Instagram, a ideia ambiciosa é engajar e integrar o máximo de pessoas possível. No início de outubro a equipe do projeto lançou -- no Youtube -- sua versão dirigida a crianças. Com cores bem fortes e com narração pausada e bem pronunciada, o Projeto SOLZINHO número 1 orienta os pequenos sobre os cuidados para a prevenção da transmissão de covid-19. Os pesquisadores do ICB escolheram um estilo didático, mas os vídeos serão constantemente avaliados e cada edição pode trazer novidades também de estilo e linguagem.

 “Nossa meta é lançar um vídeo por semana, sempre relacionados a Saúde, e, se possível, a partir de sugestões das pessoas que nos seguirem. Contamos com a participação de todos”, incentiva a coordenadora. “Já se inscreve no canal para não perder nada e deixa um like pra dar um apoio pra gente!”, convida. Tão logo seja seguro e possível o projeto voltará a realizar eventos de educação em saúde.

Logo.Projeto.SolPROJETO SOLZINHO

YOUTUBE
Prevenindo o novo coronavírus

https://youtu.be/NNfNK8KJcbc

PROJETO SOL

YOUTUBE
Covid-19

Professor Renan Pedra
1- Visão geral
https://youtu.be/tnGLGnXAsEM

2- Variantes, Vacinas e Vigilância Genômica do SARS-CoV-2
Parte 1: https://youtu.be/U9iyE5OFvpo
Parte 2: https://youtu.be/Z9UelvT3DJE

SAUDE.CURIOSA3- Dr. Joseph Fabiano – Epidemiologista, médico clinico, nefrologista e intensivista
https://youtu.be/ZTXWVwIoB_U

INSTAGRAM
Projeto SOL: a Saúde Curiosa!
https://instagram.com/saudecuriosaufmg?utm_medium=copy_link

(Atualizada em 7/10/2021, às 17h30)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo