Menu

Banner.Destaque.BatesonNo dia 19, a premiação será marcada pela apresentação on-line do professor Sérgio Pena e dos três melhores trabalhos sobre pioneiro da genética e grande defensor dos estudos de Mendel

A Diretoria e o Centro de Graduação do Instituto de Ciências Biológicas (Cegrad) da UFMG anunciaram neste domingo, 8 de agosto de 2021, o resultado do concurso de ensaios, promovido pela Fundação Danilo Pena (Fundape). Os trabalhos versaram sobre William Bateson, cientista nascido no dia 8 de agosto de 1861, em homenagem ao qual a mesma data foi escolhida para a divulgação dos três ganhadores. Os nomes dos estudantes de graduação em Ciências Biológicas foram selecionados por unanimidade pela comissão julgadora, composta por pesquisadores da área.

OS GANHADORES

1º lugar - Laura Beatriz Miranda Martins
2º e 3º lugares (empatados) - Joana Figueiredo Morais e Mateus Chamone Bugarelli

A cerimônia de premiação será no dia 19 de agosto de 2021, quinta-feira, às 16h30, com transmissão ao vivo pelo youtube.com/canalicbufmg. Na ocasião serão entregues os prêmios, da ordem de R$ 1000,00, seguido da leitura dos ensaios, pelos próprios autores. O professor Sérgio Danilo Junho Pena, que é presidente da Fundação Danilo Pena (Fundape) e membro da Academia Brasileira de Ciência, também fará uma breve apresentação sobre o tema, o homenageado, a Fundape e os objetivos deste prêmio.

“A ideia principal de nossa fundação é trazer o foco para um ídolo histórico pouco conhecido, ao mesmo tempo que importante pioneiro da genética. Esperamos que esses prêmios em dinheiro para os três melhores trabalhos tenham servido de motivação extra para os alunos se candidatarem”, adianta Sérgio Pena. Além do professor, a comissão avaliadora dos trabalhos foi composta ainda pelas professoras Glória Regina Franco e Adriana Abalen Martins Dias, do ICB. O critério de classificação foi a média aritmética das notas de cada avaliador.

QUEM FOI BATESON

O biólogo inglês William Bateson é reconhecido como a primeira pessoa a usar o termo “genética” para descrever o estudo da hereditariedade. Primeiro a propor a herança autossômica recessiva para uma doença humana, a alcaptonúria, um erro inato de metabolismo, foi também o principal divulgador das ideias do frade agostiniano austríaco Gregor Mendel (atualmente reverenciado como "Pai da Genética"), após sua redescoberta em 1900 por Hugo de Vries, Erich von Tschermak e Carl Correns. Bateson faleceu aos 65 anos, em 8 de fevereiro de 1926. Genética é uma ciência que estuda o processo de transmissão de características físicas e biológicas de um indivíduo para outro através da reprodução, a hereditariedade.

Para saber mais sobre a trajetória desse brilhante cientista, não perca a entrega dos prêmios do concurso de ensaios de estudantes de graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

SERVIÇO

Concurso de Ensaios William Bateson
Premiação, Apresentação breve, Leitura dos ensaios
19 de agosto de 2021 – 16h30
www.youtube.com/canalICBufmg
Prestigie!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Domingo, dia 8, sai resultado do concurso que vai distribuir mil reais para estudantes de Biologia - 05.08.21

Concurso de Ensaio William Bateson para graduandos em Biologia UFMG abre inscrições - 21.06.21

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo