Menu

Dia da ciencia 2021O Dia da Ciência e do Pesquisador, celebrado na próxima quinta-feira, dia 8 de julho, traz uma criativa programação, voltada para professores, estudantes e demais interessados em passar um dia inteiro aprendendo e se apaixonando - ainda mais - pelos vários temas da ciência. Esta é a proposta das comemorações unificadas em Minas Gerais. A iniciativa é da SBPC Minas, com o apoio da Rede Mineira de Comunicação Científica - RMCC, da qual o ICB faz parte, tendo como representante o jornalista Marcus Vinicius dos Santos, da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica.

O tema central é "Fazer Ciência no Brasil: resistir e construir", que se refere ao fato de que nunca se falou tanto de ciência, seja para enfrentar a pandemia ou para combater o negacionismo que nos afeta todos os dias, sobretudo quando norteia políticas públicas. Mas, também, nunca foi tão solicitado que a ciência se mostre fora das universidades e institutos de pesquisa e chegue mais perto da sociedade, para que seja possível compreender o por quê de defendê-la.

A participação no evento é aberta e gratuita. A inscrição (FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO) é necessária apenas para receber certificado ou participar das oficinas. Quem não se inscrever, não terá meios de ser certificado e nem de participar nas oficinas.

As palestras e oficinas tratam de temas diferentes como iniciação científica nas escolas, feiras de ciências online, robótica, astros, ilustrações, como diferenciar notícias verdadeiras de falsas sobre temas de ciência.

A comemoração do Dia da Ciência e do Pesquisador é uma iniciativa do coletivo "Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento em Minas Gerais" (CTSmov MG), liderado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais. Participam deste coletivo várias Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sindicatos Docentes e Movimentos Estudantis do estado. O dia da Ciência e do Pesquisador celebra o dia da fundação da SBPC, esta entidade que luta pela valorização da ciência no Brasil.

INSCRIÇÃO

Clique aqui se quiser se inscrever e receber certificado

PROGRAMAÇÃO

DIAC3

 

 

 

 

 

 

DIAC4

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo