Menu

Seminários NAPG YouTube Capa 1"As ações do Centro de Tecnologia em vacinas da UFMG no enfrentamento à pandemia de SARS-Cov2: um exemplo da resposta da Universidade em tempos de crise" é o tema do Seminários do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq), que acontece nesta quinta, dia 24 de junho, às 17 horas, pelo Youtube. (https://youtu.be/NFXo-6bo2Wc)

O convidado é o professor Flávio Fonseca, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e pesquisador do CT Vacinas, núcleo formado por pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No seminário serão apreentados quatro das principais ações relativas ao enfrentamento da pandemia desenvolvidas pelo centro:

1) testagem de covid19 em apoio à SES e à Funed.

2).desenvolvimento de um teste sorologico para covid19.

3) estudo da resposta imune humoral de pacientes em coorte nao hospitalizada (doença leve).

4) desenvolvimento de uma vacina para covid19

Segundo ele, nacionalizar a tecnologia de diagnóstico é “absolutamente premente”, já que a maior parte dos testes sorológicos para covid-19 disponíveis no Brasil são importados, e a testagem da população é um dos maiores gargalos para o controle da epidemia no país.

“Como o mundo inteiro demanda insumos para combate à Covid-19, os processos de importação podem levar meses para serem concluídos. Portanto, a produção de testes em massa no Brasil é estratégica para que possamos ser independentes nesse aspecto”, destaca Flávio Fonseca.

 

 

(Com informações Cedecom UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo