Menu

27.04.21 UFMG Talks 3As vacinas disponíveis são eficientes para as novas variantes do coronavírus? Como as vacinas em desenvolvimento pela UFMG poderão contribuir nesse cenário?

 

Na próxima quinta-feira, dia 29 de abril, às 19h, o UFMG Talks em casa recebe os professores Renato Santana (ICB) e Ana Paula Fernandes (Farmácia) para conversarem sobre os avanços científicos na detecção, no sequenciamento genético das novas variantes e no desenvolvimento de tecnologia de vacinas e diagnósticos.

A transmissão ao vivo acontece pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e no Facebook da página (fb.com/ufmgbr).

Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

O UFMG Talks é um espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

CONHEÇA OS CONVIDADOS

27.04.21 Renato Santana arquivo pessoalRenato Santana - Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Coordenador da Rede de Vigilância Genômica de covid-19, a qual detectou uma nova variante do coronavírus em Belo Horizonte em abril de 2021. Graduado em Ciências Biológicas pela UFMG (1999), é mestre em Bioquímica e Imunologia pelo ICB UFMG (2002), doutor em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Pós-doutro em Microbiologia e Imunologia pela Universidade da California, nos Estados Unidos. Consultor científico atua em projetos de pesquisa aplicada a HIV/AIDS em parceria com o Center of Disease Control (CDC, EUA) e UFRJ nos países africanos de língua portuguesa (Moçambique e Angola).

Ana Paula Fernandes - Professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, pesquisadora do CT Vacinas e coordenadora da Rede Vírus do MCTI em Diagnóstico da covid-19. Possui graduação em Ciências Biológicas (1986), mestrado em Microbiologia (1990) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), com estágio durante o mestrado e o doutorado na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Recebeu o prêmio “Mulheres Brasileiras que fazem a diferença”, concedido pela Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil. Uma de 27.04.21 Ana Paula Credito Foca Lisboasuas pesquisas culminou no desenvolvimento da vacina Leish-Tec, contra a leishmaniose visceral canina.

SERVIÇO

UFMG Talks em casa

COVID-19: VACINAS E VARIANTES
Data: 29 de abril às 19h (quinta-feira)
Convidados: Ana Paula Fernandes e Renato Santana
Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo