Menu

Tulio.Oliveira Reprodução.YouTube.KRISPTulio.Oliveira.Reprodução.YouTube.KRISPPrimeira aula da pós-graduação do ICB será em português e aberta a todos os interessados, pelo Canal ICB UFMG no Youtube

No dia 21 de maio de 2021, às 13h30, o Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) realiza sua Aula Magna de 2021, pelo Youtube (www.youtube.com/canalicbufmg).

A disseminação do SARS-CoV-2 e suas variantes pelo mundo é o tema que será apresentado pelo professor Túlio de Paiva Nazareth Andrade de Oliveira, lider do grupo de pesquisa que identificou pela primeira vez a variante do novo coronavírus na África do Sul e descreveu sua emergência e rápida propagação.

Doutor em bioinformática e em virologia médica, Túlio Oliveira é diretor do laboratório Krisp (Kwazulu-Natal Research Innovation and Sequencing Platform), da Faculdade de Medicina Nelson Mandela, da Universidade de KwaZulu-Natal (UKZN), na África do Sul. Respeitado internacionalmente em análise genética de vírus, recebeu diversos reconhecimentos da comunidade Europeia por seu trabalho, incluindo a citação como “um dos pesquisadores que inspiraram a nova geração”, na década do ano 2000. Tem publicações em várias revistas de grande importância científica.

Haverá distribuição de brindes e certificado de participação, além da oportunidade de tirar dúvidas com um dos mais respeitados cientistas do mundo nessa área. Após a apresentação ele conversará com os participantes, pelo chat do Youtube.

Mutação teria dado origem às variantes

Segundo notícia da jornalista Neusa Silva, no site de notícias EuroNews, as novas variantes do coronavírus possívelmente surgiram em pessoas com o sistema imunológico comprometido. “As três variantes do novo coronavírus em circulação na África do Sul, Reino Unido e Brasil, são diferentes por terem tido origem em regiões diferentes, mas todas elas sofreram a mesma mutação. A primeira característica comum das três variantes, é que elas têm as mutações na posição 501Y”, afirmou o cientista.

Ainda de acordo com a entrevista da EuroNews, as variantes do Brasil e da África do Sul têm outra mutação importante na posição 4841 CA, que o cientista acredita poder estar associada “a menos efeitos de anticorpos para matar esta variante” e “que, provavelmente, terá uma maior relação com a possibilidade de reinfecção”, infere Túlio Oliveira que também lembra a necessidade de outros estudos comprovarem essas relações para se chegar a uma conclusão definitiva sobre o assunto.

Aula Magna da Pós-graduação do ICB

Realizada anualmente pelo NAPG ICB a aula magna marca o início das atividades acadêmicas de todos os programas de pós-graduação do Instituto. O evento traz sempre expoentes de renome para discussão de temas relevantes da atualidade. A aula magna é aberta a todos os interessados no assunto.

Haverá emissão de certificados para os participantes presentes e, no final serão sorteados brindes.

 

SERVIÇO

de Oliveira Tulio Headshot 2019 1Arquivo Pessoal

Aula Magna da Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

21 de maio de 2021 – www.youtube.com/canalicbufmg

13h30 às 14h - Abertura

14h às 15h - Palestra Magna: “Epidemiologia de viroses emergentes, com ênfase na disseminação do SARS-CoV-2 e suas variantes no mundo” - Prof. Túlio Oliveira – Univ. KwaZulu-Natal / África do Sul

15h às 15h30 - Conversa com a plateia

15h30 às 16h30 – Encerramento, com sorteio de brindes

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo