Menu

Estruturas e profissionais do ICB integram iniciativa criada para combater a covid-19

reitora.ufmg.premio.jose.costaO Programa Cooperativa de Laboratórios (CooLabs), criado pela UFMG para sistematizar o atendimento às demandas da sociedade por meio de sua estrutura de pesquisa, recebeu nesta quinta-feira, 29 de outubro, o prêmio José Costa, promovido pelo jornal Diário do Comércio em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Lançado em maio deste ano, o programa foi reconhecido na categoria “Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica” por conta, principalmente, da atuação da rede de laboratórios da UFMG no diagnóstico da covid-19.

Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, na foto com o troféu do prêmio, o reconhecimento tem significado especial neste momento difícil de pandemia. Em breve pronunciamento online, ela valorizou o trabalho da Pró-reitoria de Pesquisa, responsável pela coordenação do Programa, assim como dos pesquisadores dos sete laboratórios envolvidos nos testes da covid-19.

A reitora destacou ainda que “A UFMG é uma instituição de qualidade, de relevância, que trabalha por uma sociedade melhor, mais acolhedora e focada no bem comum".

Do início de março até a data da premiação, 29 de outubro, a rede realizou 56,2 mil testes de diagnóstico do tipo RT-PCR. O consórcio de laboratórios da UFMG é responsável por um terço das testagens em Minas Gerais. No início de outubro o ministro da saúde Pazuello esteve no ICB visitando parte dos laboratórios dessa Cooperativa.

RACIONALIZAÇÃO DE ESFORÇOS

Nossos serviços4 330x230O CooLabs (Acesse o site) atua em áreas em que a UFMG mantém laboratórios e capacidade de pesquisa avançada com interface junto à sociedade e ao setor produtivo. “Com o programa, laboratórios de diferentes unidades podem se organizar para prestar serviços de forma articulada, racionalizando esforços e recursos”, afirma o professor. A iniciativa está estruturada em quatro vertentes de atendimento: testes para laboratórios externos, para hospitais, para instituições privadas e para hospitais públicos e órgãos governamentais.

Os laboratórios da UFMG realizam a parte analítica (teste). As etapas pré-analítica (coleta) e pós-analítica (laudo) são de responsabilidade das instituições que demandam os serviços. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é responsável pela administração do programa, por meio da captação dos contratos com os clientes, gestão financeira, processamento das compras e apoio logístico. 

A ORIGEM

A iniciativa surgiu da necessidade de ampliar a capacidade de testagem em Minas Gerais da infecção provocada pelo novo coronavírus. Com apoio financeiro da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação, uma nova estrutura começou a ganhar corpo em março, logo no início da pandemia, e dois meses depois transformou-se no CooLabs Covid-19, consórcio formado por sete laboratórios instalados no Parque Tecnológico da UFMG, no ICB, nas faculdades de Medicina e de Farmácia e na Escola de Veterinária, que se uniram para atender à demanda da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Por meio da rede, atualmente a UFMG é parceira da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Graças a essa experiência, a Universidade assumiu a coordenação do projeto de laboratórios de campanha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que envolve 13 instituições, também com o objetivo de ampliar a testagem da covid-19. 

JOSÉ COSTA

Criado em 2007, o Prêmio José Costa homenageia o fundador do Diário do Comércio, um dos mais tradicionais veículos especializados em economia do país. O objetivo da premiação é resgatar os valores do empresário e jornalista, que sempre utilizou seu jornal como instrumento de mobilização para o bem comum e tornou-se referência na defesa do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.

O Prêmio reconhece indivíduos, empresas, órgãos ou iniciativas públicas e ONGs que contribuem para LOGO GERAL PREMIO JOSE COSTAa construção de um mundo melhor, com práticas e ações alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU em 2015. Além da categoria Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica, na qual a UFMG foi premiada, a iniciativa contempla outras sete áreas: Qualidade da Cidadania, Qualidade da Democracia, Qualidade de Vida, Qualidade Ambiental, Qualidade da Cultura e Educação, Geração e Distribuição de Riquezas e Produção Responsável e Competitividade. Os critérios adotados são os de efetividade, inovação, impacto, replicabilidade e relevância no cenário de pandemia.

Mais informações estão disponíveis na página do Prêmio José Costa.

 

(Com informações das assessorias do Prêmio José Costa e da UFMG. Fotos reproduzidas das páginas da UFMG e do Coolabs UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo