Menu

Organizado por diversas instituições, em Minas o evento terá programação variada entre os dias 19 e 23 de outubro

snct1“Inteligência artificial, a nova fronteira da ciência brasileira” é o tema deste evento nacional que acontece até sexta, 23 de outubro.

Em Minas Gerais, diversas instituições se uniram para organizar o evento, este ano totalmente virtual, e o resultado foi uma programação bastante diversificada.

Programação Completa em: https://cienciademinasgerais.com.br

Serão mais de 30 apresentações, como as aplicações da inteligência artificial no dia-a-dia e na saúde, o uso das novas tecnologias no ensino, a análise dos sentimentos por meio das inovações tecnológicas, entre outras.

A Abertura, das 9h às 9h30 Link Aqui - reúne Cristiana Ferreira Alves de Brito (Fiocruz Minas – Organização da SNCT MG 2020), Luciano Mendes (SBPC-MG e FAE UFMG) e Ildeu de Castro Moreira (SBPC).

mesa1Às 10h,  a mesa redonda "O papel da divulgação científica na pandemia" - Link Aqui -, será mediada por Mônica Bucciareli, coordenadora do projeto de extensão “Ciência no Ar” e professora do departamento de Genética, Ecologia e Evolução (antigo Biologia Gerail). Na mesma mesa, dentre os convidados, também a jornalista da UFV Léa Medeiros, da Rede Mineira de Comunicação Científica, da qual o ICB faz parte. Assista aqui:

OUTROS TEMAS

A pandemia de covid-19 e a situação da ciência no Brasil, além de desigualdades sociais e econômicas evidenciadas durante a pandemia e o subfinanciamento da pesquisa científica serão tema de outras atividades da Semana.

Outro destaque serão as oficinas de inteligência artificial dirigidas a alunos da rede pública já cadastrados previamente. Cada um deles recebeu um chip eletrônico, que vai permitir sua participação remota.

MÚSICA BRASILEIRA

No encerramento do evento: o músico Leonel Laterza promete revisitar os mais variados gêneros musicais. Sua arte é influenciada princioalmente pela bossa-nova e por grandes nomes da MPB.

REALIZAÇÃO DE MUITAS INSTITUIÇÕES

Esta edição da SNCT 2020 foi realizada a partir do trabalho conjunto de UFMG, Fiocruz Minas, SBPC regional MG, CEFET-MG, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São João (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Como a ideia é ampliar as discussões para além da academia, também estiveram envolvidas várias escolas públicas: EMEI Venda Nova e Serra Verde, EM Zilda Arns, EE Maria Muzzi; também instituições particulares: Colégio Santa Maria e ModalEduca; movimentos estudantis (UEE, UBES, ANPG); sindicatos (SINDIFES, SINASEFE, APUBH, Sind-Rede/BH) que representam instituições de ensino e o Museu da Gerdau.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será totalmente virtual, transmitida por meio do seguinte link: Ciência de MG.

Acesse a programação completa na página: 

https://cienciademinasgerais.com.br

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo