Menu

incendios.pantanal.dia29.9.as19hOs efeitos das queimadas no Pantanal ainda podem ser impensáveis. Fotos: Fernando Tatagiba / ICMBioNa próxima terça-feira, 29 de setembro de 2020, às 19 horas, a aula online da disciplina Ecologia do Fogo, sobre "Incêndios no Pantanal: causas, comportamento do fogo e consequências" será aberta, gratuitamente, e transmitida pelo Youtube.

Quem acompanhar a Live terá a oportunidade de também fazer perguntas (Clique na imagem ao lado e acesse o local da transmissão no YouTube).

Christian.Neil.Berlink.AnalistaAmbientalCenapICMBio Foto.ArquivoFotos: Fernando Tatagiba / ICMBioO convidado para a apresentação é Christian Neil Berlink (foto ao lado), analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ele coordenou a implementação do manejo de fogo em diversas áreas protegidas do ICMBio e atualmente está à frente das ações de combate às chamas no Pantanal.

Segundo o pesquisador, o Pantanal é a maior área alagada do planeta, mas que vem vivenciando uma intensa seca, desde 2019. "A redução das chuvas diminuiu a quantidade de água nos rios e nas planícies de inundação, e resultou em solos e vegetação extremamente secos", afirma.

Esses fatores, aliados às altas temperaturas e a ventos fortes, mas principalmente ao uso inadequado do fogo, acarretou incêndios florestais de grandes proporções, intensos e severos, com grande complexidade de controle.

"Os impactos da fumaça no sistema respiratório, agravado pelo Covid-19, os danos econômicos à agropecuária e ao turismo, e a transformação da paisagem e perda de biodiversidade são incalculáveis e dificilmente serão recuperados", analisa. O professor José Eugênio Côrtes Figueira, do Laboratório de Ecologia de Populações do ICB e que coordena a disciplina Manejo do Fogo, fala dos conceitos e estudos sobre a ecologia do fogo, e convida a todos a participar deste encontro.

Link para a apresentação: https://youtu.be/ODXangIqdsw

SITUAÇÃO DAS QUEIMADAS NO DIA 1°

Quimadas no Pantanal.Alice.ThuaultNa quinta-feira, dia 1º, também às 19h, será a vez da cientista política e antropóloga Alice Thuault falar sobre a situação das queimadas no Pantanal sob a perspectiva de sua experiência no Instituto Centro de Vida (ICV), onde atua como diretora adjunta e lidera a construção de soluções concretas para o desmatamento e a mitigação das mudanças climáticas. Os webinars são uma parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), e o Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (ECMVS), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os eventos serão transmitidos pelo canal da Proex no YouTube.

ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E MANEJO

Manejo do Foto é um disciplina do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (ECMVS), que é oferecido no Instituto de Ciências Biológica da UFMG a partir da união de três de seus departamentos: de Genética, Ecologia e Evolução, de Botânica e de Zoologia.

O ECMVS tem como visão ser um programa de pós-graduação transdisciplinar, no qual docentes e discentes trabalham orientados por problemas em Ecologia e Conservação.

MAIS INFORMAÇÕES:

 

PARA A IMPRENSA:

Prof. José Eugênio Côrtes Figueira - <> - Coordenador da Disciplina Manejo do Fogo.

Dra. Eugênia Kelly Batista - <> - Pesquisadora de Manejo do Fogo e da equipe de organização do evento.

 

 

Fotos: Fernando Tatagiba / ICMBio. Atualizada em 25/9/2020, às 17h50.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo