Menu

david3Comunicamos o falecimento do biólogo Franklin David Rumjanek, ex-professor do departamento Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG no período de 1983 a 1987. No departamento participou ativamente do remodelamento do curso de pós-graduação em Bioquímica-Imunologia.

Em 1987 transferiu-se para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde tornou-se professor titular emérito do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Seu trabalho envolvia tanto a pesquisa quanto a divulgação científica. Foi editor científico do Instituto Ciência Hoje, entre 2003 e os tempos atuais, periódico onde publicou mais de 150 artigos de divulgação cientifica. Sua experiência acadêmica se concentrava na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética Humana (estudos populacionais de polimorfismos). Seus projetos principais envolviam pesquisa sobre a reprogramação metabólica das células tumorais e metastáticas.

Como suas principais atividades administrativas podem-se destacar na UFRJ: chefe do Departamento de Bioquímica entre 1997-99; vice-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas entre 1990-1994; coordenador do Curso de Biomedicina de 1995-99 e foi o primeiro diretor do Instituto de Bioquímica Médica de 2004-2006. Também foi representante dos Professores Titulares no Conselho Universitário entre 2008 e 2011. "O professor Franklin era muito querido, fascinado pelo o estudo da evolução. Era também uma pessoa que gostava de desafios tendo escalado o Everest", afirma a professora Élida Rabelo, vice-diretora do ICB, que foi orientada por ele. 

(Fotos: Internet)

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo