Menu

On-line, evento será realizado em outubro, em consonância com a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

semana.conhecimento.2020A 29ª Semana do Conhecimento UFMG, que neste ano ocorrerá virtualmente, de 19 a 23 de outubro, paralelamente à 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, terá como tema Inteligência artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento.

Estudantes da iniciação científica, graduação, pós-graduação e servidores técnicos-administrativos da Universidade apresentarão suas produções e contribuições científicas.

“A Semana do Conhecimento traz a oportunidade de nos conhecermos melhor como comunidade acadêmica e de mostrarmos à sociedade o que temos produzido na UFMG, nas diversas áreas do ensino, pesquisa e extensão”, afirma a professora Ana Maria Hermeto, diretora de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, responsável pela organização do evento.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Mário Campos, destaca o tema escolhido para nortear as reflexões. "Uma discussão sobre um campo tão amplo e multidisciplinar, como a inteligência artificial, serve de motivação para que as diversas áreas do conhecimento ampliem tanto o debate sobre as questões éticas quanto as propostas de soluções que podem ajudar na travessia de momentos como esse", avalia.

FORMATO VIRTUAL

A necessidade de adaptação da Semana do Conhecimento ao formato virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus, forçou a dilatação dos prazos de inscrição e de avaliação dos trabalhos realizados, segundo a professora Ana Maria Hermeto.

E também propiciará a oportunidade de novos aprendizados, uma vez que os participantes terão de desenvolver habilidades da comunicação e divulgação digital, como a produção de vídeos sobre seus trabalhos, requisitados pela maioria das áreas, além dos habituais resumos científicos.

Os trabalhos participantes serão expostos em mostra virtual, e os resumos em anais digitais, na página do evento. A programação também será diluída ao longo do período, já a partir deste mês, culminando, no mês de outubro, com a realização de diversas manifestações culturais, de inovação, pesquisa e extensão.

SERVIÇO

Página da Semana do Conhecimento

(Texto com informações da jornalista Teresa Sanches-Cedecom/UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo