Menu

orlando 2Informamos o falecimento do sr. Orlando Matos, secretário da pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICB UFMG. A família avisa que o vélorio será neste domingo, dia 30/8/2020, na Metropax (av. do Contorno 3000), das 7h às 9 horas. O sepultamento ocorrerá às 10 horas, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Devido à pandemia de coronavírus haverá restrição do número de pessoas.

HOMENAGENS

"Com enorme tristeza recebemos a notícia do falecimento do funcionário Orlando Matos, do departamento de Bioquímica e Imunologia. Ele era um excelente profissional, muito atencioso, simpático e responsável. Fará falta inestimável ao seu setor e a todo o Instituto, especialmente num momento tão delicado pelo qual passamos. Nossos mais profundos sentimentos aos familiares e amigos".
Carlos Augusto Rosa - Diretor do ICB

"Gostaria de compartilhar meus sentimentos a respeito do Orlando e do seu falecimento, o qual ainda não assimilei, particularmente longe de todos, nesta quarentena sem fim. O Orlando foi, durante muito tempo e até o último momento, um adicional (difícil de descrever, pelo misto de características) indubitável para o Programa de Pós Graduação e o Departamento de Bioquímica e Imunologia. Tenho certeza que todos sentem, de inúmeras formas, a contribuição de que estou falando: para nosso programa, para nosso ambiente de trabalho e para o bem-estar das pessoas. Sua competência absurda, seu comprometimento, seu amor pelo trabalho saltavam aos olhos. Vestia a camisa como ninguém, resolvendo por si só inúmeras questões, sem precisar da coordenação. No entanto, eram a alegria, o otimismo, a solidariedade, a delicadeza, a presteza, as marcas registradas do Orlando, e que ficarão para sempre em minha memória. Acho também que o Departamento de Bioquímica e Imunologia era uma boa parte da vida do Orlando, onde se encontrou e encontrou um lugar onde era querido por todos, estudantes, professores e demais funcionários e onde pode fazer o que sabia com o reconhecimento de todos. Fez vários amigos, não só no departamento mas em todo o ICB. Sou grata por ter tido o privilégio de trabalhar, conviver e dar boas risadas com o Orlando. Sentirei uma falta imensa da sua presença. Abaixo, um link, para uma lembrança mais viva do Orlando... e que possamos manter o seu espírito alegre e esperançoso, principalmente durante esse tempo complicado e delicado para todos".
Maria de Fátima (Patiu) Horta - Vice-coordenadora da pós-graduação em Bioquímica e Imunologia

"Eu era fã do Orlando. Ele era um cara sensacional! E um funcionário público exemplar! Sempre otimista e com um sorriso no rosto, era zeloso, sério, muito dedicado e preocupado com a qualidade do seu trabalho. Também era meu companheiro de ônibus, no 5102, nos últimos 3 ou 4 anos. Numa dessas viagens me contou que tinha se aposentado nos Estados Unidos, onde trabalhou como promotor de eventos. Sentia saudades, mas gostava muito do seu trabalho no ICB, dos colegas e adorava sua chefia. Veio realizar eventos científicos e acabou sendo aproveitado na pós-graduação de Bioquímica e Imunologia, onde executava um trabalho dedicado e eficaz. Realmente uma pessoa rara, como muito poucos! Tanto que no final de 2019 o convidamos para gravar uma mensagem em vídeo, de desejos e expectativas para 2020. Ele se compremeteu, e leu a mensagem e nós, que estávamos lá, custamos a ver que ele estava lendo. Era sagaz, também. Me emocionei, à pouco, ao rever este vídeo. principalmente pelo fato de que todos nós fazemos planos e nunca saberemos quando não será mais possível executá-los. Vá com Deus, meu amigo. E que nós, que ficamos, possamos nos inspirar na sua vida e aproveitarmos melhor a dádiva de seguirmos por aqui, apesar de tudo, como você fez até hoje cedo".
Marcus Vinicius dos Santos - Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica ICB UFMG

"Competente, agradável e amigo!!! Sou muito grata. Vá com Deus, meu amigo!"
Débora Velloso - Secretária da Pós-graduação em Microbiologia

"Meus mais sinceros sentimentos a toda família, em tempos como esses perder alguém com o nível de carinho e gentileza do Orlando é difícil demais, o paraíso está em festa e a terra perdeu um pouco do seu encanto, siga em paz querido amigo!"
Charles de Almeida Costa - Seção de Patrimônio

"O Orlando era um grande amigo e parceiro! Eu adorava conversar com ele sobre tempos passados, suas passagens profissionais por Iraque, Nova Iorque e outros... Um funcionário exemplar. E pessoa fenomenal! Deixará muitas saudades e um grande exemplo para todos nós! Pessoa fantástica! Descanse em paz".
Vinícius Schiavoni Cunha - Superintendente

"Que Deus conforte e console toda família! Sem palavras, cara muito bacana!"
André de Souza - Departamento de Fisiologia e Biofísica

"Companheirismo, alegria, sinceridade, responsabilidade - palavras que nos dizem um pouco sobre essa excelente pessoa que foi o Orlando Matos"
Cássio de Jesus - Departamento de Fisiologia e Biofísica

"Alegria em pessoa!! É como você ficará na minha memória"
Nayara Kesia - Departamento de Patologia Geral

"Que triste! Falar de Orlando, faltam palavras... competência em pessoa, nosso conselheiro aos processos da CAPES, amigo, disponível e nunca nos negou qualquer ajuda... Sem falar da alegria de Orlando .. Acho que ele nunca deixou de prestigiar uma festa do ICB. Vai com Deus, meu amigo! "
Sumara Aparecida - Secretaria do Programa de Pós-graduação em Parasitologia

"Orlando, pessoa alegre, competente, gentil e que "vestiu a camisa do ICB" tornando-se um membro de nossa comunidade muito admirado. Virou luz!"
Aparecida Campana - Gerência de Resíduos e Biossegurança

"Mais um amigo que se vai... O  Orlando é um exemplo de que competência,  dedicação e responsabilidade no trabalho podem conviver com a alegria,  a humildade e a solidariedade.  Estamos tristes...muito tristes"
Ângela Maria Ribeiro - Pós-graduação em Neurociências

Meu último contato com o Orlando foi marcado pela esperança. E essa será a "imagem" que ficará guardada em meu coração! Além das qualidades extraordinárias enquanto profissional e ser humano, Orlando era um homem maduro e sustentado por uma alma intensamente jovial! Sentirei falta daqueles passos ligeiros pelo corredor da Bioquímica tão encharcado de vida!
Jacqueline Barbosa - Departamento de Bioquímica e Imunologia

"Mais um colega se despede desse mundo. Competência em pessoa , sempre alegre e otimista !! Que Orlando descanse em paz !!"
Kayla Veruska Lopes da Silva - Departamento de Morfologia

(Atualizado às 18h30, do dia 29/8/2020)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo