Menu

MIcroBiosMicroBios é o nome do projeto de podcast do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, selecionado pelo Instituto Serrapilheira, entidade privada que investe no desenvolvimento da ciência e da divulgação científica no Brasil.

A seleção se deu por meio de edital (Camp Serrapilheira 2020: Podcasts) que buscava não "somente “podcasts de ciência”, mas sim bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante". A convocatória era por propostas que pudessem contribuir para a profissionalização da produção de podcasts no Brasil, "bem como para o fortalecimento do papel da ciência na construção do debate público e da cultura brasileira".

Ao todo foram selecionados 8 projetos, os quais estão, portanto, habilitados a receber, cada um, 50 mil reais de financiamento e a participar de um programa de treinamento na @prxofficial, empresa sem fins lucrativos especializada em narrativas e jornalismo por áudio, em rádios e podcasts.

Link.Tree.MicroUFMGCONHEÇA AS DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA MICRO UFMG - CLIQUE PARA ABRIR LINKMicrobios será produzido por cientistas para mostrar como os rede.globomicroorganismos, como vírus, bactérias e fungos, são essenciais à vida. "Mais numerosos que as estrelas do universo, respiramos, comemos e vivemos nesses organimos. Vamos te mostrar esse mundo fantástico. Porque sem ele, nós não existimos!", afirma no áudio submetido, a professora Viviane de Souza Alves, coordenadora do projeto, cujo trabalho de popularização do conhecimento científicao se notabilizou ainda mais durante a Pandemia (Clique aqui e conheça mais).

RESULTADO FINAL DE SELECIONADOS DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Camp Serrapilheira 2020: Podcasts

Associação data_labe (RJ)
Projeto: data_lábia // saneamento é básico!

Departamento de Microbiologia – ICB/ UFMG (MG)
Projeto: MicroBios

Folha de S.Paulo (SP)
Projeto: Habitat

Instituto Cultural Beneficente Steve Biko (BA
Projeto: Com Ciência Negra

O Joio e O Trigo (SP)
Projeto: Prato Cheio

Nav Reportagens (SP)
Projeto: Ciência Suja

Projeto Biofábrica de Corais – Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly/ UFPE (PE)
Projeto: Um Mar de Histórias

Xirê Podcasts (MG)
Projeto: História a contrapelo

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo