Menu

Sediada no ICB UFMG, iniciativa criada por pesquisadores e ex-alunos da Universidade de Harvard é gratuita e será online em 2020

Clubes ciencia ICB.UFMG.2018Até o dia 14 de setembro estão abertas inscrições para concorrer a uma das 200 vagas do Projeto Clubes de Ciência, dirigido a estudantes de ensino médio e dos dois primeiros anos de faculdade.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. A missão dos clubes é expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica. Desenvolvido por pesquisadores e ex-pesquisadores da Universidade de Harvard, esta edição, totalmente online, será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro.

O professor David Soeiro (foto2), do Departamento de Parasitologia do ICB, um dos fundadores da iniciativa, conta que, além dele, que irá ministrar a oficina Combatendo epidemias; Luiz Eduardo Vieira Del-Bem, professor do Departamento de Botânica, participará da oficina Entendendo a vida através da genômica: Sars-CoV-2. O doutorando Pablo Cardozo, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, participará da oficina Neurociência e células-tronco: como criar um cérebro?david.soeiro.clubes.ciencia.2018

Ao todo estão previstos dez clubes de discussão. Haverá oficinas, palestras e mentorias gratuitas oferecidas por ex-pesquisadores e pesquisadores da Fiocruz e de universidades de excelência, como Harvard, Oxford, USP, UFMG e UFRJ. Além do Brasil, o projeto ocorre também no México, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Peru, Espanha e Estados Unidos. 

SERVIÇO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Até 14 de setembro, https://www.clubesdeciencia.com.br - 200 vagas
REDES SOCIAIS
Instagram
- https://www.instagram.com/clubesdecienciabrasil
Twitter - https://twitter.com/cdecbrasil
Facebook Clubes de Ciências Brasil - https://www.facebook.com/ClubesDeCienciaBrasil

clubes.ciencia2

 

PROGRAMAÇÃO:

Conheça as oficinas e palestras oferecidas pelos Clubes de Ciências em 2020

OFICINAS

ARTE E HISTÓRIA: INVENÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO PASSADO
Nesse clube serão exploradas as relações que se estabelecem entre História e Arte. A História é a ciência que estuda as transformações humanas ao longo do tempo. Deste modo, buscaremos investigar os objetos artísticos desta perspectiva, explorarmos seu potencial explicativo como forma de produção do conhecimento enredando-os com outras fontes que o historicizem e desvelem sua relação com a sociedade a qual pertencem.

Instrutores:
Kleber Amancio (UFRB), Maruaia Cruz (E.E. Pedro de Alcântara Nogueira)

ASTROBIOLOGIA – A BUSCA DE VIDA NO UNIVERSO
Quem nunca olhou para um céu estrelado e pensou: “de onde viemos?” ou “será que estamos sozinhos?”. Buscando responder essas e outras perguntas surgiu a Astrobiologia, uma ciência desafiadora por natureza e que une pesquisadores das mais diversas áreas com um objetivo comum: entender o que é a vida. Durante este clube, os alunos farão uma expedição intergaláctica na procura por exoplanetas habitáveis e viverão um pouco da rotina de um astrobiólogo discutindo sobre a definição de vida e avaliando, no final, se estamos mesmo sozinhos na imensidão do Universo.

Instrutores:
Luan Ghezzi (UFRJ/ Harvard Alumni), Amanda Bendia (Instituto Oceanógrafo da USP)

BIOENGINEERING: VAMOS RECONSTRUIR TECIDOS HUMANOS!
A bioengenharia é a ciência que conecta o universo da engenharia e da biologia, em busca de soluções capazes de transformar a medicina com órgãos artificiais, cirurgia robótica, próteses miolétricas, instrumentação bioédica e implantes que mimetizam as funções fisiológicas. Neste clube serão exploradas tecnologias que monitoram, avaliam e mimetizam a fisiologia humana. Serão abordados temas como células tronco que se especializam em diferentes tecidos e regeneram funções; processamento de sinais cerebrais para diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas; manufatura e impressão 3D de próteses, órteses e tecidos vivos; biofabricação de tecidos humanos para transplante. O corpo humano é um enigma que a ciência ainda está tentando compreender. Há muitas perguntas não respondidas sobre a função e conexão de todos os órgãos e tecidos. Como modular células para que produzam biomoléculas de interesse? Existe um biomaterial ideal para que o corpo não o rejeite? Há diferenças nos sinais cerebrais de um paciente inconsciente? É possível prever um ataque cardíaco? Por que ainda não temos órgãos artificiais disponíveis a toda população? Você vai entender como aplicar as ferramentas da engenharia para solucionar os desafios da biologia e superar a fronteira do conhecimento que está diante de nós.

Instrutores:
João Henrique Lopes (ITA), Mônica Matsumoto (ITA)

CIÊNCIA E INOVAÇÃO: DA BANCADA PARA O MERCADO
Já parou para pensar no caminho que uma ideia percorre até ela se materializar em um produto ou serviço? No clube “Ciência e Inovação: da bancada para o mercado”, você aprenderá sobre empreendedorismo científico de uma forma única, explorando métodos, dificuldades e estratégias para que o conhecimento científico possa alcançar o mercado e beneficiar nossa sociedade. Guilherme Rosso, formado pela UFRN e pela USP, e responsável pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe, ministrará o clube e abordará assuntos fundamentais como ecossistemas de inovação, transferência de tecnologia, modelo de negócios e o temido vale da morte da inovação! E aí, quer aprender mais sobre como fazer um Pitch? Quer conhecer cases de cientistas empreendedores e startups de base científica? Que tal se aventurar pelos conhecimentos sobre inovação? Não perca essa oportunidade!

Instrutor:
Guilherme Rosso (Complexo Pequeno Príncipe)

COMBATENDO EPIDEMIAS
A atual pandemia de Covid-19 modificou a rotina das pessoas, mas você sabia que quarentena, isolamento vertical e horizontal, resistência a medidas preventivas e curvas epidêmicas não são assuntos novos? Notou que vivemos uma corrida pela produção de uma vacina desde que o novo coronavírus foi identificado? Mas você sabia que as vacinas surgiram após um médico observar a ordenha de vacas? Neste clube, você aprofundará seus conhecimentos sobre esses assuntos e epidemias recentes, como Zika e Ebola, e será capaz de responder questões como, por exemplo, por que certas doenças são consideradas epidêmicas? Como a ciência combate epidemias? Como o engajamento das comunidades influencia no enfrentamento de emergências sanitárias? Como a saúde humana, animal e ambiental se relacionam?

Instrutores:
David Soeiro (ICB – UFMG/ Harvard Alumni), Fernanda Garrides (ENSP/ Fiocruz)

C3PO: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

A ciência da computação não para de mudar o mundo. Apesar dos desafios, é uma ciência na qual boa parte da nossa vida moderna se baseia, encontrando novas soluções e concretizando ideias para que em um futuro não tão distante possamos desfrutar de tamanhas tecnologias e seus resultados. Nina da Hora, cientista da computação pela PUC-RJ, criadora do projeto Ogunhê, ministrará nosso clube “C3PO: o pensamento computacional!” e nos ensinará sobre assuntos incríveis acerca dos saberes computacionais, desde algoritmos até robótica! Ciência moderna, inclusiva e fundamental numa galáxia não tão distante assim de você. Venha participar!

Instrutora:
Nina da Hora (PUC-Rio)

DESCOBRINDO NOVOS FÁRMACOS COM AMBIENTE VIRTUAL
Você já parou para pensar em como são criados os fármacos? qual o longo processo para descobrir novos medicamentos e principalmente, como eles são testados? No Clube “Descobrindo novos fármacos com ambiente virtual” você terá a oportunidade de explorar essa incrível área que faz uso de técnicas computacionais para pesquisa de novos medicamentos. Ministrado pela Alessandra Souza (Faculdade de Farmácia/UFRJ)e pela Bárbara Abrahim-Vieira (Faculdade de Farmácia/UFRJ) os alunos discutirão e estarão imersos em questões promissoras, como a diminuição de animais para testes de medicamentos e cosméticos usando o ambiente virtual e a capacidade de prever, computacionalmente, a interação entre moléculas a fim de entendermos como um medicamento pode atuar no nosso organismo.

Instrutoras:
Alessandra Souza (Faculdade de Farmácia – UFRJ/ Instituto Pasteur), Bárbara Abrahim-Vieira (Faculdade de Farmácia – UFRJ/ Universidade de Coimbra)

ENTENDENDO A VIDA ATRAVÉS DA GENÔMICA: SARS-COV-2
Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie. Você sabia que conhecer os genes de uma espécie pode trazer informações valiosas sobre um ser vivo, os processos normais que nele ocorrem e até mesmo os genes que podem desencadear doenças? Sabia também que o primeiro genoma a ser sequenciado foi o da bactéria Haemophilus influenzae, em 1995? No clube de Genômica você entenderá como tecnologias possibilitam ler a sequência do genoma de uma pessoa de forma rápida e como os fundamentos bioquímicos e computacionais atuam no enfrentamento da atual pandemia que estamos vivendo. Neste clube os alunos irão fazer análises com o genoma do SARS-CoV2 causador da atual pandemia de Covid-19. Sequenciar o genoma do vírus dá importantes pistas para entendermos sua origem, evolução e desenvolver possíveis vacinas e curas. Como a genômica interfere na nossa vida, dos nossos familiares e da sociedade? Ficou curioso? Então vem para o clube de genômica.

Instrutor:
Luiz Eduardo Del-Bem (ICB – UFMG/ Harvard Alumni)

DETETIVES DO PASSADO: AS LIÇÕES DA PALEONTOLOGIA

Você já pensou em viajar para o passado? Será que seria preciso uma máquina do tempo? No clube “Detetives do Passado: as lições da Paleontologia” você fará uma viagem emocionante de milhões de anos para conhecer figuras emblemáticas do passado, como os dinossauros, e o melhor, sem sair de casa! Neste clube, os alunos conhecerão e discutirão a importância da Paleontologia para as nossas vidas e como podemos aprender com o passado para tornar nosso futuro melhor. Além disso, terão a oportunidade de viver a rotina de um paleontólogo, aprendendo técnicas capazes de recuperar, com o uso de fósseis, informações biológicas muito importantes perdidas no tempo.

Instrutores:
Aline Ghilardi (UFRN/ Canal "Colecionadores de Ossos"), Tito Aureliano (UFRN/ Canal "Colecionadores de Ossos")

NEUROCIÊNCIA E CÉLULAS TRONCO: COMO CRIAR UM CÉREBRO?
Você já parou para pensar como a partir de uma célula o corpo humano é formado e como nosso cérebro é gerado? O que torna este órgão único entre todos os organismos do planeta? Neste clube, vocês entenderão como o cérebro é formado, desde a fecundação até a vida adulta, aprendendo sobre as células que o compõem e como desvios nos padrões de desenvolvimento do cérebro humano podem levar a sérios problemas. Eles também serão ensinados sobre a técnica revolucionária que permitiu que células-tronco fossem produzidas a partir de células da pele de uma pessoa e como isso é usado para que possamos entender o cérebro humano. Lembrem-se que criar um cérebro não é algo simples, já que são 9 meses de gravidez, e que esse é apenas o começo!

Instrutores:
Bruna Paulsen (Harvard Medical School), Thiago Arzua (Medical College of Wisconsin) e Pablo Cardozo (UFMG)

PALESTRAS

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOBERANIA NACIONAL
Dr. Miguel Nicolelis – Médico e neurocientista, é atualmente professor na Duke University, fundador do Centro de Neuroengenharia na Duke University. Fundador e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra. Dr. Nicolelis também é fundador do Projeto Walk Again e do Projeto Mandacaru relacionado com a atual pandemia da COVID-19. Primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science e um dos 20 maiores cientistas em sua área pela Scientific American no início dos anos 2000.

CIÊNCIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E COVID-19
Dra. Marcia Castro – Graduada em Estatística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestra em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e PhD em Demografia pela Princeton University, atualmente é professora na Harvard University, onde é também chefe do departamento de “Global Health and Population” na Escola de Saúde Pública na Harvard University.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Dra. Natália Pasternak – Microbiologista, escritora e comunicadora de ciência. Presidente do Instituto Questão de Ciência.

NEGACIONISMO DA CIÊNCIA
Dr. Ricardo Galvão – Físico. Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) escolhido um dos 10 cientistas de 2019 pela revista Nature.

MULHERES NA CIÊNCIA
Dra. Sônia Guimarães – Física. Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA.

CIÊNCIA E DIREITO
Me. Pedro Felipe de Oliveira Santos – Bacharel em Direito. Doutorando em Direito pela Universidade de Oxford. Master of Laws pela Universidade de Harvard (Class of 2016). Ex-Defensor Público Federal. Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1a Região, tendo sido o Juiz Federal mais jovem do país. Juiz Auxiliar no Supremo Tribunal Federal.

CIÊNCIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E COVID-19
Me. Darlan Cândido – Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Alergia e Imunopatologia na Faculdade de Medicina da USP. Atualmente cursando doutorado na Universidade de Oxford.

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Dra. Lucy Souza – Paleontóloga, youtuber e divulgadora científica (Make Science BR), apaixonada por filosofia da ciência e crocodilianos.

CIÊNCIA E CORRIDA ESPACIAL
Me. Lucas Fonseca – Engenheiro espacial. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais.

CLUBES DE CIÊNCIA NA ESCOLA
Dra. Daniela Tomio – Bióloga. Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

serão estimulados a desenvolver a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. A missão dos clubes é expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica. Desenvolvido por pesquisadores e ex-pesquisadores da Universidade de Harvard, esta edição, totalmente online, será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro.

david.soeiro.clubes.ciencia.2018O professor David Soeiro, do Departamento de Parasitologia do ICB, um dos fundadores da iniciativa, conta que, além dele, que irá ministrar a oficina Combatendo epidemias; Luiz Eduardo Vieira Del-Bem, professor do Departamento de Botânica, participará da oficina Entendendo a vida através da genômica: Sars-CoV-2. O doutorando Pablo Cardozo, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, participará da oficina Neurociência e células-tronco: como criar um cérebro?

Ao todo estão previstos dez clubes de discussão. Haverá oficinas, palestras e mentorias gratuitas oferecidas por ex-pesquisadores e pesquisadores da Fiocruz e de universidades de excelência, como Harvard, Oxford, USP, UFMG e UFRJ. Além do Brasil, o projeto ocorre também no México, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Peru, Espanha e Estados Unidos.

 

 

clubes.ciencia2

 

 

SERVIÇO

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Até 14 de setembro, https://www.clubesdeciencia.com.br - 200 vagas
REDES SOCIAIS
Instagram
- https://www.instagram.com/clubesdecienciabrasil
Twitter - https://twitter.com/cdecbrasil
Facebook Clubes de Ciências Brasil - https://www.facebook.com/ClubesDeCienciaBrasil

 

 

PROGRAMAÇÃO:

Conheça as oficinas e palestras oferecidas pelos Clubes de Ciências em 2020

OFICINAS

ARTE E HISTÓRIA: INVENÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO PASSADO
Nesse clube serão exploradas as relações que se estabelecem entre História e Arte. A História é a ciência que estuda as transformações humanas ao longo do tempo. Deste modo, buscaremos investigar os objetos artísticos desta perspectiva, explorarmos seu potencial explicativo como forma de produção do conhecimento enredando-os com outras fontes que o historicizem e desvelem sua relação com a sociedade a qual pertencem.

Instrutores:
Kleber Amancio (UFRB), Maruaia Cruz (E.E. Pedro de Alcântara Nogueira)

ASTROBIOLOGIA – A BUSCA DE VIDA NO UNIVERSO
Quem nunca olhou para um céu estrelado e pensou: “de onde viemos?” ou “será que estamos sozinhos?”. Buscando responder essas e outras perguntas surgiu a Astrobiologia, uma ciência desafiadora por natureza e que une pesquisadores das mais diversas áreas com um objetivo comum: entender o que é a vida. Durante este clube, os alunos farão uma expedição intergaláctica na procura por exoplanetas habitáveis e viverão um pouco da rotina de um astrobiólogo discutindo sobre a definição de vida e avaliando, no final, se estamos mesmo sozinhos na imensidão do Universo.

Instrutores:
Luan Ghezzi (UFRJ/ Harvard Alumni), Amanda Bendia (Instituto Oceanógrafo da USP)

BIOENGINEERING: VAMOS RECONSTRUIR TECIDOS HUMANOS!
A bioengenharia é a ciência que conecta o universo da engenharia e da biologia, em busca de soluções capazes de transformar a medicina com órgãos artificiais, cirurgia robótica, próteses miolétricas, instrumentação bioédica e implantes que mimetizam as funções fisiológicas. Neste clube serão exploradas tecnologias que monitoram, avaliam e mimetizam a fisiologia humana. Serão abordados temas como células tronco que se especializam em diferentes tecidos e regeneram funções; processamento de sinais cerebrais para diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas; manufatura e impressão 3D de próteses, órteses e tecidos vivos; biofabricação de tecidos humanos para transplante. O corpo humano é um enigma que a ciência ainda está tentando compreender. Há muitas perguntas não respondidas sobre a função e conexão de todos os órgãos e tecidos. Como modular células para que produzam biomoléculas de interesse? Existe um biomaterial ideal para que o corpo não o rejeite? Há diferenças nos sinais cerebrais de um paciente inconsciente? É possível prever um ataque cardíaco? Por que ainda não temos órgãos artificiais disponíveis a toda população? Você vai entender como aplicar as ferramentas da engenharia para solucionar os desafios da biologia e superar a fronteira do conhecimento que está diante de nós.

Instrutores:
João Henrique Lopes (ITA), Mônica Matsumoto (ITA)

CIÊNCIA E INOVAÇÃO: DA BANCADA PARA O MERCADO
Já parou para pensar no caminho que uma ideia percorre até ela se materializar em um produto ou serviço? No clube “Ciência e Inovação: da bancada para o mercado”, você aprenderá sobre empreendedorismo científico de uma forma única, explorando métodos, dificuldades e estratégias para que o conhecimento científico possa alcançar o mercado e beneficiar nossa sociedade. Guilherme Rosso, formado pela UFRN e pela USP, e responsável pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe, ministrará o clube e abordará assuntos fundamentais como ecossistemas de inovação, transferência de tecnologia, modelo de negócios e o temido vale da morte da inovação! E aí, quer aprender mais sobre como fazer um Pitch? Quer conhecer cases de cientistas empreendedores e startups de base científica? Que tal se aventurar pelos conhecimentos sobre inovação? Não perca essa oportunidade!

Instrutor:
Guilherme Rosso (Complexo Pequeno Príncipe)

COMBATENDO EPIDEMIAS
A atual pandemia de Covid-19 modificou a rotina das pessoas, mas você sabia que quarentena, isolamento vertical e horizontal, resistência a medidas preventivas e curvas epidêmicas não são assuntos novos? Notou que vivemos uma corrida pela produção de uma vacina desde que o novo coronavírus foi identificado? Mas você sabia que as vacinas surgiram após um médico observar a ordenha de vacas? Neste clube, você aprofundará seus conhecimentos sobre esses assuntos e epidemias recentes, como Zika e Ebola, e será capaz de responder questões como, por exemplo, por que certas doenças são consideradas epidêmicas? Como a ciência combate epidemias? Como o engajamento das comunidades influencia no enfrentamento de emergências sanitárias? Como a saúde humana, animal e ambiental se relacionam?

Instrutores:
David Soeiro (ICB – UFMG/ Harvard Alumni), Fernanda Garrides (ENSP/ Fiocruz)

C3PO: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

A ciência da computação não para de mudar o mundo. Apesar dos desafios, é uma ciência na qual boa parte da nossa vida moderna se baseia, encontrando novas soluções e concretizando ideias para que em um futuro não tão distante possamos desfrutar de tamanhas tecnologias e seus resultados. Nina da Hora, cientista da computação pela PUC-RJ, criadora do projeto Ogunhê, ministrará nosso clube “C3PO: o pensamento computacional!” e nos ensinará sobre assuntos incríveis acerca dos saberes computacionais, desde algoritmos até robótica! Ciência moderna, inclusiva e fundamental numa galáxia não tão distante assim de você. Venha participar!

Instrutora:
Nina da Hora (PUC-Rio)

DESCOBRINDO NOVOS FÁRMACOS COM AMBIENTE VIRTUAL
Você já parou para pensar em como são criados os fármacos? qual o longo processo para descobrir novos medicamentos e principalmente, como eles são testados? No Clube “Descobrindo novos fármacos com ambiente virtual” você terá a oportunidade de explorar essa incrível área que faz uso de técnicas computacionais para pesquisa de novos medicamentos. Ministrado pela Alessandra Souza (Faculdade de Farmácia/UFRJ)e pela Bárbara Abrahim-Vieira (Faculdade de Farmácia/UFRJ) os alunos discutirão e estarão imersos em questões promissoras, como a diminuição de animais para testes de medicamentos e cosméticos usando o ambiente virtual e a capacidade de prever, computacionalmente, a interação entre moléculas a fim de entendermos como um medicamento pode atuar no nosso organismo.

Instrutoras:
Alessandra Souza (Faculdade de Farmácia – UFRJ/ Instituto Pasteur), Bárbara Abrahim-Vieira (Faculdade de Farmácia – UFRJ/ Universidade de Coimbra)

ENTENDENDO A VIDA ATRAVÉS DA GENÔMICA: SARS-COV-2
Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie. Você sabia que conhecer os genes de uma espécie pode trazer informações valiosas sobre um ser vivo, os processos normais que nele ocorrem e até mesmo os genes que podem desencadear doenças? Sabia também que o primeiro genoma a ser sequenciado foi o da bactéria Haemophilus influenzae, em 1995? No clube de Genômica você entenderá como tecnologias possibilitam ler a sequência do genoma de uma pessoa de forma rápida e como os fundamentos bioquímicos e computacionais atuam no enfrentamento da atual pandemia que estamos vivendo. Neste clube os alunos irão fazer análises com o genoma do SARS-CoV2 causador da atual pandemia de Covid-19. Sequenciar o genoma do vírus dá importantes pistas para entendermos sua origem, evolução e desenvolver possíveis vacinas e curas. Como a genômica interfere na nossa vida, dos nossos familiares e da sociedade? Ficou curioso? Então vem para o clube de genômica.

Instrutor:
Luiz Eduardo Del-Bem (ICB – UFMG/ Harvard Alumni)

DETETIVES DO PASSADO: AS LIÇÕES DA PALEONTOLOGIA

Você já pensou em viajar para o passado? Será que seria preciso uma máquina do tempo? No clube “Detetives do Passado: as lições da Paleontologia” você fará uma viagem emocionante de milhões de anos para conhecer figuras emblemáticas do passado, como os dinossauros, e o melhor, sem sair de casa! Neste clube, os alunos conhecerão e discutirão a importância da Paleontologia para as nossas vidas e como podemos aprender com o passado para tornar nosso futuro melhor. Além disso, terão a oportunidade de viver a rotina de um paleontólogo, aprendendo técnicas capazes de recuperar, com o uso de fósseis, informações biológicas muito importantes perdidas no tempo.

Instrutores:
Aline Ghilardi (UFRN/ Canal "Colecionadores de Ossos"), Tito Aureliano (UFRN/ Canal "Colecionadores de Ossos")

NEUROCIÊNCIA E CÉLULAS TRONCO: COMO CRIAR UM CÉREBRO?
Você já parou para pensar como a partir de uma célula o corpo humano é formado e como nosso cérebro é gerado? O que torna este órgão único entre todos os organismos do planeta? Neste clube, vocês entenderão como o cérebro é formado, desde a fecundação até a vida adulta, aprendendo sobre as células que o compõem e como desvios nos padrões de desenvolvimento do cérebro humano podem levar a sérios problemas. Eles também serão ensinados sobre a técnica revolucionária que permitiu que células-tronco fossem produzidas a partir de células da pele de uma pessoa e como isso é usado para que possamos entender o cérebro humano. Lembrem-se que criar um cérebro não é algo simples, já que são 9 meses de gravidez, e que esse é apenas o começo!

Instrutores:
Bruna Paulsen (Harvard Medical School), Thiago Arzua (Medical College of Wisconsin) e Pablo Cardozo (UFMG)

PALESTRAS

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOBERANIA NACIONAL
Dr. Miguel Nicolelis – Médico e neurocientista, é atualmente professor na Duke University, fundador do Centro de Neuroengenharia na Duke University. Fundador e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra. Dr. Nicolelis também é fundador do Projeto Walk Again e do Projeto Mandacaru relacionado com a atual pandemia da COVID-19. Primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science e um dos 20 maiores cientistas em sua área pela Scientific American no início dos anos 2000.

CIÊNCIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E COVID-19
Dra. Marcia Castro – Graduada em Estatística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestra em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e PhD em Demografia pela Princeton University, atualmente é professora na Harvard University, onde é também chefe do departamento de “Global Health and Population” na Escola de Saúde Pública na Harvard University.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Dra. Natália Pasternak – Microbiologista, escritora e comunicadora de ciência. Presidente do Instituto Questão de Ciência.

NEGACIONISMO DA CIÊNCIA
Dr. Ricardo Galvão – Físico. Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) escolhido um dos 10 cientistas de 2019 pela revista Nature.

MULHERES NA CIÊNCIA
Dra. Sônia Guimarães – Física. Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA.

CIÊNCIA E DIREITO
Me. Pedro Felipe de Oliveira Santos – Bacharel em Direito. Doutorando em Direito pela Universidade de Oxford. Master of Laws pela Universidade de Harvard (Class of 2016). Ex-Defensor Público Federal. Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1a Região, tendo sido o Juiz Federal mais jovem do país. Juiz Auxiliar no Supremo Tribunal Federal.

CIÊNCIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E COVID-19
Me. Darlan Cândido – Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Alergia e Imunopatologia na Faculdade de Medicina da USP. Atualmente cursando doutorado na Universidade de Oxford.

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Dra. Lucy Souza – Paleontóloga, youtuber e divulgadora científica (Make Science BR), apaixonada por filosofia da ciência e crocodilianos.

CIÊNCIA E CORRIDA ESPACIAL
Me. Lucas Fonseca – Engenheiro espacial. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais.

CLUBES DE CIÊNCIA NA ESCOLA
Dra. Daniela Tomio – Bióloga. Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo