Menu

estudante.sala.aula Elza.Fiuza Ag.BrasilElza Fiuza / Agência Brasil

Até 12 de julho será possível que os estudantes de licenciatura da UFMG façam suas inscrições nos programas de Residência Pedagógica (PRP) e também no Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As bolsas, no valor de R$ 400 por mês, são custeadas pela Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, cujo objetivo é propiciar a inserção dos estudantes de licenciatura na prática diária docente das escolas públicas de educação básica.

O processo na UFMG é orientado pela Comfic, comissao instalada em 2019 com a finalidade de discutir, avaliar e propor políticas de formação inicial e continuada para professores da Educação Básica.

 

Professora Adlane Vilas Boas está à frente da residência pegagógica em Biologia, que acontece pela primeira vez na UFMG, e gravou um vídeo em casa para esclarecer dúvidas dos estudantes do curso de graduação em Biologia da UFMG interessados em se inscrever para as vagas de residência pedagógica e de iniciação à docência

Programa de Residência Pedagógica (PRF) - os candidatos precisam ter integralizado, no mínimo, 60% do curso. São 216 vagas em 15 cursos: licenciatura em Artes (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia (Alfabetização/EJA), Alfabetização (Educação Infantil), Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia, Educação do Campo, Física e História. A participação no RP pode substituir parte da carga horária do estágio curricular obrigatório das licenciaturas, de acordo com deliberações de cada colegiado. O objetivo é estimular a implantação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - essencial que os candidatos estejam cursando a primeira metade de uma das 16 licenciaturas: Artes (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), Sociologia, Filosofia, Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Formação Intercultural de Educadores Indígenas, Língua Portuguesa, Educação Física e História. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES). O Pibid oferece 144 vaga.

Cada curso tem edital próprio. Os candidatos podem entrar em contato com os colegiados ou solicitar o envio pelo pelo e-mail .

REPRESENTAÇÃO

Regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em maio de 2019, a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) da UFMG, funciona como órgão de consulta para as câmaras de graduação e extensão, oferecendo assessoria técnica para as decisões e posicionamentos da Universidade. Por isso, tem entre seus membros um representante da Prograd e outro da Proex, além de professores, servidores técnico-administrativos e um representante do corpo discente. Para manter um diálogo permanente com as redes municipal, estadual e federal de educação, a Comissão também reúne representantes das secretarias de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Municipal de Educação e do Centro Pedagógico.

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo