Menu

AULA MAGNA 2020 Anuncio Site ICB

Pós-graduação do ICB discute como mudança climática afeta futuro das florestas brasileiras

“Mudanças Climáticas e o Futuro das Florestas Tropicais” é o título da aula magna realizada pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG no dia 12 de março de 2020, quinta-feira, às 14 horas, no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), no Campus Pampulha da UFMG. O evento gratuito e aberto a todos os interessados abre as atividades acadêmicas dos programas de pós-graduação do ICB. Haverá emissão de certificado para os participantes presentes.

Para apresentar seus estudos nessa área foi convidado o professor Jos Barlow, do Departamento de Ciência da Conservação da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Ele, que fala português, trabalha na Amazônia Brasileira desde 1998 e estuda como as atividades humanas afetam a biodiversidade das florestas tropicais e as funções e serviços da biodiversidade nestes ecossistemas.

Segundo o cientista, esta palestra explorará evidências recentes dessas mudanças, destacando o papel de várias ameaças interagentes das mudanças climáticas, choques climáticos e uso humano da terra fora da própria floresta. O pesquisador também vai avaliar as limitações da recuperação da floresta, aspectos relacionados à determinação da perda de biodiversidade e as maneiras pelas quais as estratégias de gerenciamento podem ser modificadas para integrar mais efetivamente várias partes interessadas em todo o cenário envolvido. “Eu irei esboçar maneiras pelas quais as comunidades científicas e profissionais podem trabalhar juntas para incorporar a mudança ambiental global no manejo florestal”, adianta.

Jos Barlow afirma ainda que muitas das diretrizes sobre manejo de florestas tropicais em reservas de uso sustentável ou estritamente protegidas concentram-se em questões locais, como estabelecer limites de caça ou extrair madeira, e definir a configuração espacial e a extensão das zonas de exclusão. “No entanto, as florestas tropicais enfrentam um período de mudanças ambientais sem precedentes”, alerta.

INSCRIÇÕES: https://bit.ly/2QryTPY

 

PROGRAMAÇÃO

12 de Março de 2020 – CAD 1 UFMG (Pampulha)
13h45 - 14h - Recepção dos participantes
Apresentação musical
14h – 14h30 - Abertura
14h30 – 15h30 - Palestra Magna: "Mudanças Globais e o futuro das florestas tropicais”
O Prof. Jos Barlow do Departamento de Ciência da Conservação da Universidade de Lancaster no Reino Unido e editor chefe da revista Journal of Applied Ecology falará sobre suas pesquisas que buscam quantificar os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade das florestas tropicais e sobre o desenvolvimento de ferramentas para predição do futuro destas florestas e estratégias para a conservação e o manejo florestal.(A palestra será ministrada em português).
15h30 - 16h - Bate papo com Jos Barlow
16h - 16h30 – Encerramento
Sorteio de brindes para os presentes

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo