Menu

Stingless Bees Tetragonisca angustula 6788207763 jatai.WikipediaAbelha Jatái. Wikipedia. CC BY-SA 2.0

Nesta quinta-feira, dia 12, às 14h, o pesquisador português João Pedro Cappas e Sousa apresenta no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Bloco B2, sala 162) um resumo de seus trabalhos sobre "Feromônios e comunicação em insetos sociais".

Cappas é referência para a meliponicultura brasileira, a criação de abelhas sem ferrão, e um dos mais reconhecidos estudiosos de insetos sociais, além de criador do Museu Vivo dos Insetos Sociais, em Portugal.

Segundo um dos organizadores do encontro, professor Theo Mota, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, o conhecimento sobre os insetos sociais é primordial para uma melhor manutenção dos ecossistemas. O termo insetos sociais envolve algumas espécies de abelhas e vespas, e todas as espécies de formigas e cupins.

Devido à sua grande quantidade, eles realizam serviços como polinização, aeração e transporte de matéria orgânica no solo, dentre outros. Já feromônios são substâncias quimicas que esses animais usam para a comunicação entre individuos da mesma especie, como os feromônios sexuais, de alarme, marcação de trilha, dentre outros.

A comissão organizadora inclui o meliponicultor Eurico Novy, da Associação de Meliponicultores de Minas Gerais (AME-Minas) e a professora Fernanda Carvalho, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, autora do projeto "Compreendendo a interação planta-polinizador no Cerrado com DNA-metabarcoding", que propõe metodologia para investigar as interações entre planta e polinizador na região do Cerrado, com foco nas abelhas nativas.

SERVIÇO

Feromônios e comunicação em insetos sociais
João Pedro Cappas e Sousa
Quinta-feira. 12 de dezembro. 14h
Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Sala B2 162
Entrada Franca

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Prof. Theo Rolla Paula Mota - (31) 3409 2937
Laboratório de Fisiologia Sensorial e Comportamental. Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB UFMG. A4-249

 

 

(Foto: Bernard DUPONT from FRANCE - Stingless Bees (Tetragonisca angustula) Entrada da colméia de abelha jataí / Wikipedia)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo