Menu

UFMG Foca LisboaVista do campus Pampulha | Foto: Foca Lisboa / UFMG

Ainda é possível se inscrever no "1º Simpósio de Espectrometria de Massa Aplicada à Proteômica e Biologia Estrutural", que acontece entre os dias 25 e 28 de novembro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento será em inglês.

A conferência de abertura, na noite do dia 25/11, às 18 horas, fica a cargo de um dos pioneiros na utilização da espectrometria de massa no estudo de proteínas, o professor Peter Roepstorff, da Universidade do Sul da Dinamarca, autor de mais de 400 artigos científicos sobre o assunto.

Segundo o professor Thiago Verano Braga, do departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), e também um dos organizadores, o grupo de pesquisa do professor Roepstorff trabalha no desenvolvimento de metodologias para análise de proteomas e modificações pós-traducionais, incluindo a oxidação de proteínas em função do envelhecimento, e também o uso de análises de proteínas na indústria biotecnológica e farmacêutica. A equipe de organização do simpósio também conta com pesquisadores da Escola de Farmácia da UFMG, local que irá sediar o Simpósio.

“Outra área de pesquisa é a investigação da biodiversidade global por meio da caracterização de peptídeos e proteínas de vários organismos diferentes para os quais não há sequência genômica disponível”, adianta o professor da UFMG, enumerando o trabalho com proteínas fluorescentes de organismos marinhos e peptídeos e proteínas bioativos de sapos, escorpiões e cobras.

A espectrometria de massa é uma técnica de análise física usada para identificar moléculas por meio da medição de sua massa e da consequente caracterização de sua estrutura química. Na programação, pesquisadores nacionais e internacionais vão apresentar diferentes formas de uso dessa técnica para tratar de aspectos como interação patógeno-hospedeiro, doenças cardiovasculares, diabetes, venenos de animais, histórias de startups de sucesso, fosfoprotema, glicoprotema, além de desafios e novas perspectivas para o uso da espectrometria de massa na UFMG, assim como em outros serviços brasileiros.

Mais informações: https://mssymposiumufmg.wixsite.com/home

CONTATOS PARA A IMPRENSA

Profa. Mariana Quezado - Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais - (31) 3409 2659.

Prof. Thiago Verano-Braga - Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais - (31) 3409 3070. 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo