Menu

janaina.soares

O Assédio moral é toda conduta abusiva que atinge a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, com frequência e de forma sistemática. Ele pode ser configurado por gestos, palavras e atitudes, por conduta desumana e antiética de uma pessoa hierarquicamente superior ao assediado. O conceito está muito ligado às atividades profissionais, mas já é usado também para relações estudantis.

E foram justamente os estudantes de pós-graduação, mas também os graduandos, que demandaram mais informação sobre o assunto durante reunião com a Escuta ICB. Daí surgiu a palestra “Falando sobre o que nos incomoda: assédio moral”, que será realizada em conjunto com a Gerência de RH, no dia 28 de novembro, às 14 horas, com entrada franca, no auditório Cerrado do ICB.

O objetivo é “proporcionar um momento para discutir e organizar o conhecimento sobre o tema, com a participação dos diferentes segmentos da comunidade”, adianta Maria de Lourdes Brito, da Escuta ICB.

Convidada para promover esse debate, Janaína Mara Soares Ferreira é mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; especialista em História da Ciência; também com MBA em Administração Acadêmica e Universitária, e autora do artigo “Gestão do Trabalho e assédio moral em uma instituição pública de ensino superior”.

Segundo ela, que também atua na Escuta da Fafich UFMG, muitas pessoas optam por não denunciar formalmente publicamente por não se sentirem reconhecidos. “Isso faz com que eles se isolem e tolerem a injustiça, suportando em silêncio o próprio sofrimento, angústia e tristeza”, afirma, adiantando um pouco do que será tratado na palestra.

 

SERVIÇO

Palestra
Falando sobre o que nos incomoda: assédio moral
Janaína Mara Soares Ferreira
Data: 28 de novembro (Quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório Cerrado (Nº 3). Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Campus Pampulha. BH.
Realização: Escuta e Gerência de RH do ICB

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo