Menu

Foi um sucesso! Dezenas de pessoas envolvidas na organização e centenas de outras pessoas visitaram as atividades da Mostra ICB 2019, realizadas nos dias 15 e 15 de outubro. A programação integrou a Semana do Conhecimento da UFMG.

Alguns momentos chamaram mais a atenção, como o concurso de Science Slam, quando os estudantes de pós-graduação do ICB abusaram da descontração e da irreverência para apresentarem suas pesquisas de uma forma extremamente descontraída, como teatro ou experimento ao vivo, por exemplo. Além do momento da premiação dos concursos e encerramento das atividades.

Participaram o diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, professor Carlos Augusto Rosa, a vice-diretora Élida Rabelo, o pró-reitor de Pós-Graduação, Fábio Alves, e sua adjunta, professora Sílvia Helena Paixão Alencar, além de servidores professores e técnico-administrativos, estudantes da UFMG e de outras faculdades e escolas.

Cerca de 80 estudantes e seus professores, da Escola Estadual Rodrigo Capanema e da ITAC- Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo, da Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, ambas conduzidas pela professora Fabíola Severino, ex-aluna do ICB, e situadas no município de Pitangui, a 120 km de Belo Horizonte.

Fabíola Severino agradeceu: “O dia de hoje foi um momento muito importante na vida dos estudantes que compareceram!! Adoraram!!! Agradeço a todos que contribuíram e que se dedicaram para realizar esse momento!!”

PREMIAÇÕES

Durante a mostra os participantes tiveram contato com a ciência de várias formas e puderam votar no concurso de Fotografia, promovido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa do ICB, e também nos concursos de Pitch e de Science Slam.

Conheça os ganhadores:

CONCURSO DE FOTOGRAFIA:  ICB, NOSSA CASA: SOB O OLHAR DA CIÊNCIA

CONCURSO.FOTOGRAFIA.1.eclipse.daCategoria  "Imagens produzidas por câmeras fotográficas”

Título da foto: Eclipse de Cigarra. Autor: Carlos Silva/Estação Ecológica da UFMG

 

CONCURSO.FOTOGRAFIA.2.neurosfera.humana.2019Categoria  “Imagens produzidas por instrumentos especiais”

Título da foto:  “O Sol em uma neurosfera humana”. Autor: Pablo Cardoso/Centro de Biologia Gastrointestinal do ICB

 

CONCURSO DE PITCH

Foram 29 pitchs inscritos dos quais 7 obtiveram um score de 80%, segundo comitê avaliador composto de professores, alunos de pós graduação e técnicos administrativos da UFMG. Esses 7 pitchs foram disponibilizados na página do Facebook e do Instagram da MOSTRA ICB 2019 para que pudessem ser curtidos por todos.

VEJA OS PITCHS NO YOU TUBE DO ICB

Primeiro Lugar:  Ana Flávia Bráz, Flávia Ivair Santiago de Oliveira, João Paulo Silva Nunes, Victor Moura Vidal Costa e Adriana Abalen Martins Dias

Segundo Lugar: Evelyn Cristine da Silva Reis, Flávia Ivair Santiago de Oliveira e Adriana Abalen Martins Dias

Terceiro Lugar: Isabella Luisa da Silva Gurgel e Frederico Marianetti Soriani

 

 

CONCURSO DE SCIENCE SLAM

Primeiro Lugar: "A Batalha da Aterosclerose" - Luisa Rezende. Biologia Celular
Segundo Lugar: "De frente com Luzia" - Thomaz Pinotti. Genética
Terceiro Lugar: "Neurociência da moralidade e filosofia prática". César Daniel Alves Caldeira - Neurociências

 

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK

Science Slam e Drops of Science

MoveMente

Concerto de VioloncelosConcerto de Violoncelos

Bate papo sobre Plantas alimentícias não convencionaisBate papo sobre Plantas alimentícias não convencionais

Café com Ciência

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo