Menu

Célula LAPEI ICB.UFMGCartaz MCM

Até sexta-feira, 27 de setembro, o ICB se integra ao circuito da 13ª Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

“Museus por dentro – Por Dentro dos Museus" é o tema do evento.

Por conta disso, a mostra “Museu de Ciências Morfológicas do ICB: os bastidores do passado e do presente” vai apresentar ao público a história da concepção e da criação do MCM, o processo de conservação do local e sua preparação para projetos variados.

Também será possível conhecer algumas curiosidades do trabalho incessante e contínuo de várias pessoas e projetos, inspirados pela visão e determinação da professora Maria das Graças Ribeiro, criadora do MCM, inaugurado em 1997.

O Museu de Ciências Morfológicas do ICB Desenvolve projetos sociais e de divulgação científica, com foco na educação informal para a saúde e a solução de problemas da vida diária da comunidade. A ideia é estreitar os laços da Universidade com a sociedade e ampliar sua atuação junto aos ensinos de nível fundamental e médio, com o objetivo último de incentivar uma nova consciência frente ao ensino das Ciências.

As ciências morfológicas estudam a forma e as características dos organismos vivos, usando basicamente para isso a anatomia (estrutura), permitindo identificar e classificar as espécies.

O MCM também possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma vez que as peças foram elaboradas em relevo, facilitando a percepção tátil de suas características morfológicas, produzidas pelo Laboratório de Pesquisa e Estudo em Educação Inclusiva (LaPEI MCM), composta por 64 peças (Na foto pode-se ver o modelo da célula), todas produzidas pelo Lapei MCM. Além disso, foi criado um material didático nas versões, tipográfico e em braile, além de um projeto para criarum audiobook.

 

SERVIÇO

13ª Primavera nos museus
“Museu de Ciências Morfológicas do ICB: os bastidores do passado e do presente”
Horário: das 8h às 12h e de 13h30min às 17h
Campus Pampulha da UFMG
ICB-UFMG – Bloco N2, Av. Antonio Carlos, 6627 – Pampulha – BH.
(31) 3409 2776 / 2782 -
www.ufmg.br/rededemuseus/mcm

 
 
 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo