Menu

 capaNo dia do Biólogo, 3 de setembro, uma solenidade realizada na antessala da Diretoria marcou a data e o lançamento da revista comemorativa dos 50 anos do Instituto. Bilingue, segundo o professor Carlos Rosa, diretor da Unidade, a publicação registra o atual estágio do Instituto, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho aqui desenvolvido. Concebida na gestão da professora Andréa Macedo, em última análise, trata-se de uma tentativa de apresentar o potencial do Instituto para possíveis parceiros acadêmicos, científicos ou empreendedores, públicos ou privados.

A revista mostra um pouco do que pode ser encontrado neste prestigiado centro de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, internacionalmente reconhecido pela excelência em vários campos científicos. A maioria dos depósitos de patentes de invenções e de modelos de utilidade da UFMG são do ICB, contribuindo para que a própria UFMG seja a maior depositária de patentes dentre todas as federais do Brasil. Clicando aqui é possível ler a versão online da publicação já está disponível.

“Nossa história é marcada pelo trabalho de professores, pesquisadores e de um corpo técnico-administrativo de ponta”, comemorou o diretor, lembrando a importância das pessoas que construiram a trajetória do Instituto durante esse meio século. O professor Carlos Alberto Pereira Tavares, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG entre 2002 e 2006, destacou essa excelência e valorizou a publicação lembrando que, apesar dos esforços anteriores, ainda há pouca informação organizada contando o passado do ICB.

Além de vários alunos e servidores professores e do corpo técnico-administrativo, de várias épocas, participaram da rápida solenidade também chefes de departamento, a vice-diretora Élida Rabelo e o pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG, professor André Massensini.

A produção da revista foi coordenada pela Diretoria e orientada pela Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica. O texto foi escrito por representantes dos diferentes setores, departamentos, cursos e programas de pós-gaduação existentes na Unidade, ficndo a produção editorial a cargo da agência A2B. A versão do texto em inglês ficou a cargo do professor Christopher Kushmerick, do departamento de Fisiologia e Biofísica, que é natural dos Estados Unidos.

CONCURSO DE VIDEOS

1º Concurso de vídeosNa ocasião também foram entregues os prêmios dos ganhadores do "1º Concurso de Vídeo Dia do BIólogo". Em primeiro lugar, ficou o grupo composto pelos estudantes de pós-graduação Vivian Jordania da Silva, Luis Fernando Viana Furtado, Talita Rodrigues dos Santos, Valéria Nayara Gomes Mendes de Oliveira, Celi da Silva Medeiros. Junto com os classificados no segundo lugar no certame, eles também vão receber um certificado de participação. Em segundo lugar ficou o grupo composto pelos professores Silvia Guatimosim, Maristela Poletini e André Oliveira (Fisiologia e Biofísica); Luiz Gustavo Silveira (Educação); além das pesquisadoras Andrea Lima e Sasha Nunes; e ainda pela mestranda Ana Clara Campideli Sanatana, e pelas graduandas Bruna Botelho (Farmácia) e Bárbara Miranda Sartori (Biologia).

Os videos, disponíveis no YouTube do ICB, serão veiculados no sistema interno de televisão da Unidade, até o final do mês.

 VEJA UM POUCO COMO FOI O LANÇAMENTO

 DSC 5442DSC 5424

DSC 5387DSC 5399DSC 5448DSC 5396 DSC 5384DSC 5446

 DSC 5366

(

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Fotos: Marcus Vinicius dos Santos e Pedro Domingos - ACBio ICB UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo