Menu

abc logo blueA professora Angélica Vieira, (Lattes), do departamento de Bioquímica e Imunologia, foi diplomada pela Academia Brasileira de Ciências no dia 12 de agosto. A cerimônia aconteceu na Sala de Seminários 1010 da Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha da UFMG. O professore Alexandre Birbrair (Lattes), do departamento de Patologia, que também receberia a honraria não pode participar por questões familiares.

Além de Angélica, também foram diplomados dois professores com forte vínculo com o ICB: Raquel Minardi, doutora em Informática pelo ICB, do programa de pós-graduação em Bioinformática do ICB e professora lotada no ICEx, no departamento de Ciência da Computação, desde 2010, onde desenvolve estudos nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional e em Visualização de Dados. Siomar de Castro Soares, professor da UFTM, fez seus dois doutorados no ICB-UFMG. Ainda da UFMG, também foi diplomado um pesquisador da Escola de Engenharia. Além de outro pesquisador da UFTM e um da UFG. 

O professor Alberto Laender, do departamento de Ciências da Computação da UFMG, fez uma conferência sobre o "projeto Árvore da Ciência", um estudo sobre a formação, evolução e disseminação de grupos de pesquisa, que inclusive usa o sistema característico das árvores genealógicas.

“A cerimônia é uma boa oportunidade de prestigiar as conquistas dos novos colegas e conhecer melhor o trabalho deles”, afirma a ABC, em sua página na internet.

Conheça melhor os sete jovens cientistas membros da ABC:

- Alexander Birbrair (Ciências Biomédicas / UFMG) – 2018-2022

- Angélica Thomaz Vieira (Ciências Biológicas / UFMG) – 2019-2023

- Carlo José Freire de Oliveira (Ciências Biomédicas / UFTM) – 2019-2023

Daniel Majuste (Ciências da Engenharia / UFMG) – 2019-2023

- Raquel Cardoso de Melo Minardi (Ciências da Engenharia / UFMG) – 2019-2023

- Siomar de Castro Soares (Ciências Agrárias / UFTM) – 2018-2022

- Wendell Karlos Tomazelli Coltro (Ciências Químicas / UFG) – 2018-2022


CONHEÇA A ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.http://www.abc.org.br/evento/diplomacao-mg-co-2019/

SERVIÇO

Data: 12/08/2019
Horário: 10h
Local: Sala de Seminários 1010, Escola de Engenharia, UFMG
Inscrições e outras informações: http://www.abc.org.br/evento/diplomacao-mg-co-2019/

 

 

(Atualizado em 13/08/2019, 10h50)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo