Menu

 

D8YkGVlXYAAtbFLTermos como genômica, proteômica ou metabolômica - de maneira bastante simplificada - podem ser compreendidos como técnicas que se combinam para caracterizar e quantificar um grupo de moléculas biológicas, o que permitiria estabelecer a estrutura, função e dinâmica de um organismo. Logo, o neologismo “Ômica de célula única” ou “Single-cell omics”, em inglês, se refere a um campo de estudo que busca a totalidade de algum tipo de analise de alto rendimento dos sistemas biológicos em nível unicelular.

Com os recentes avanços tecnológicos, essas técnicas oferecem a oportunidade de fornecer novas perspectivas de importantes processos, tais como desenvolvimento, dinâmica da expressão gênica (processo pelo qual a informação genética é convertida em moléculas dentro das células), a diversidade dos tecidos, ou o processo de surgimento de várias doenças (patogênese).

Reunindo o conhecimento de diversos autores ao redor do mundo, o professor Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, do departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG organizou o livro Single-cell omics: Volume 1 (Technological Advances, em conjunto com o professor Debmalya Barh, do Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology, da Índia.

Segundo Ariston, o livro reúne os mais recentes desenvolvimentos na área de tecnologias e aplicações unicelulares no campo da biomedicina. Trazendo diferentes pontos de vista e estudos de caso que permitem uma visão abrangente sobre o tema, são apresentadas potencialidades da genética que podem ser usadas para esclarecer sérios problemas na área de saúde. “Na atual era da medicina de precisão, essa tecnologia é altamente promissora devido ao seu potencial em diagnóstico, prognóstico e tratamento”, esclarece o pesquisador, classificando a obra como valiosa fonte de informação para profissionais de bioinformática, médicos, dentistas, pesquisadores de diagnósticos moleculares e membros do campo biomédico interessados no tema.

Dentre os capítulos estão pangenômica, metabolômica e multiótica de células únicas, análise de dados e várias aplicações no campo biomédico, por exemplo, em câncer, doenças metabólicas e neurológicas, imunologia, farmacogenômica, medicina personalizada e saúde reprodutiva, assim como discute potenciais desenvolvimentos futuros para pesquisa e diagnóstico.

SERVIÇO

Single-cell Omics: Technological Advances and Applications (Volume 1)

Editores: Vasco Azevedo e Debmalya Barh

eBook ISBN: 9780128149201

Data de publicação: 7 de junho de 2019

Idioma: Inglês

Páginas: 490

Editora: Elsevier (https://www.elsevier.com/books/single-cell-omics/barh/978-0-12-814919-5)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo