Menu

Nanotecnologia reúne Sílvia Guatimosim e Ado Jório no UFMG Talks 1

Atualizado em 09/07/2019, às 14h50

"Nanotecnologia: o admirável mundo invisível". Este é o título da segunda edição do UFMG Talks, na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), localizado na Praça da Liberdade, nº 450, em BH. Nesta edição, os convidados são Ado Jorio e Mônica de Oliveira. A professora Silvia Guatimosim, anteriormente confirmada na programação, está impossibilitada de participar do evento por motivos pessoais. O professor Ado Jorio, titular do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, o qual já foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo agência Thomson Reuters. Mônica de Oliveira é professora titular do Departamento de Produtos Farmacêuticos, trabalha com desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, empregando a nanotecnologia, com ênfase em sistemas lipossomais.

Para participar deste evento gratuito o interessado deve retirar seu ingresso no local uma hora antes do início. Os cientistas da UFMG vão mostrar como e por que a nanotecnologia permite manipular objetos em um mundo 100 mil vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo e as diferentes maneiras como isso permite que sejam encontradas soluções até então impensadas para problemas comuns do dia a dia, como um cimento mais resistente ou um medicamento sem efeitos colaterais.

Com duração de cerca de 55 minutos, o formato do evento é composto por duas apresentações, de 15 minutos, cada, seguida de um período para o público interagir e fazer perguntas.

A proposta é que seja um diálogo em linguagem diferente da que é usualmente travada no meio acadêmico, para a plena compreensão do tema pelo público. A gravação do evento pode ser assistida posteriormente pela playlist UFMG Talks, no YouTube da TV UFMG.

ENTENDA MELHOR O UFMG TALKS

Composto por uma série de encontros com cientistas, o UFMG Talks é um espaço democrático e descontraído cujo principal objetivo é aproximar a Universidade da sociedade por meio da popularização do conhecimento, em linguagem e formato acessíveis a não especialistas. Cada encontro contará com apresentações breves - tanto de pesquisadores da Universidade quanto convidados reconhecidos em nível regional, nacional e internacional -, seguidas de uma rodada para esclarecer dúvidas dos espectadores. A intenção é mostrar a ciência desenvolvida pela UFMG e sua contribuição para o desenvolvimento de nosso estado e de nosso país, tanto do ponto de vista econômico, quanto do bem-estar e da qualidade de vida. Coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq-UFMG), é promovido por meio de uma parceria entre a Universidade e o Banco do Brasil, sendo realizado também em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).

SERVIÇO
UFMG TALKS: Nanotecnologia

Convidados: Sílvia Guatimosim (ICB) e Ado Jório (Icex)

Data: 10 de julho de 2019

Hora: 19 horas

Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Praça da Liberdade. Bairro dos Funcionários. Belo Horizonte. MG.

Localização: Mapa

Entrada gratuita. Ingressos serão distribuídos a partir das 18h, no local.

Telefone da bilheteria do CCBB: (31) 3431 9503

 

(Com Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - Bárbara Campos Guimarães)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo