Menu

aristoteles

Inaugurado no último dia 10 de junho, o Centro de Estudos Norte-americanos (Cena) vai contemplar as relações da UFMG com os EUA e o Canadá. O coordenador do Cena é o professor Aristóteles Góes Neto (foto), do departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.  

Segundo ele, os Estados Unidos são o principal país parceiro da UFMG, tanto em volume de intercâmbios e pesquisas conjuntas quanto em aporte de recursos destinados por agências de fomento. O Canadá é outro país que também tem uma enorme importância estratégica para a internacionalização da pesquisa no Brasil e, em especial, na UFMG.

Ao lado do coordenador estavam, participaram da solenidade de inauguração do Cena a reitora Sandra Regina Goulart Almeida; o embaixador Benoni Belli; o comissário de comércio do Consulado do Canadá, Franz Brandenberger; o conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos EUA no Brasil, Erik Holm-Olsen e a cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico.

O objetivo do novo Centro, portanto, “é funcionar como catalisador, fomentando ainda mais oportunidades e ampliando o relacionamento com universidades, empresas e ONGs desses dois países”, diz o coordenador. O Cena também deverá contemplar todos os campos do conhecimento. Suas linhas de trabalho serão definidas por comitê composto de professores da UFMG de diversas áreas, como artes, medicina, veterinária e direito.

No contexto da busca pela internacionalização e intercâmbio, indicadores de excelência e promotores de ainda maior avanço das pesquisas e parcerias da UFMG com outros países, o Centro de Estudos Norte-americanos se junta a outros cinco vinculados à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), dedicados às relações com a África, América Latina, Ásia Oriental, Europa e Índia. O México, país que também compõe a América do Norte, integra as atividades do Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA).

 

(Com Agência de Notícias da UFMG)

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo