Menu

50 árvores do museu

Foi lançado no dia 8/6, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, o livro “50 Árvores do Museu”, escrito pelo professor João Renato Stehmann, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em coloboração com Flávia Santos Faria, atual vice-diretora do Museu e Thamyris Bragioni, aluna do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal. O livro é parte da comemoração dos 50 anos do Museu e será distribuído para os professores de ensino básico que realizam atividades na área, com versão digital disponibilizada para outros interessados. Resultado de pesquisas coordenadas pelo professor, apresenta 50 espécies de árvores que podem ser encontradas no arboreto do Museu.

As pesquisas começaram com o estudo da flora do Museu, visando preencher a lacuna de conhecimento existente, e resultaram na produção de material de divulgação científica sobre as prinipais espécies encontradas. De acordo com o professor, existem cerca de 500 espécies na flora no Museu, mas para o livro foram selecionadas 50 árvores mais notáveis, seja por floração, tamanho, importância econômica, entre outras características.

“Belo Horizonte possui poucas áreas verdes, com as existentes sendo mal distribuídas. Locais como o Museu de História Natural, por exemplo, possuem uma rica biodiversidade e tem muita importância para a cidade”, explica o professor João. A existência do guia sobre as plantas contribui para que a população de Belo Horizonte conheça e valorize mais a flora urbana.

Serviço:

A versão digital será disponibilizada gratuitamente no Portal do Museu. A programação do cinquentenário também pode ser conferida no página da instituição.



 

Atualizado em 10/6/2019, às 10h30

 

(Crédito da imagem: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG)

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo