Menu

carmen.zita instagramEsclarecimentos sobre o consumo de proteína, gorduras saturadas e inflamação e o perigo das dietas da moda são alguns dos aspectos que serão tratados nesta segunda, dia 20 de maio, daqui a pouco, às 14h, na palestra da professora Carmen Zita Pinto Coelho, nutricionista esportiva da UFMG, no auditório 4 do ICB (Bioma Caatinga). Com entrada gratuita e sem inscrição prévia, os participantes vão descobrir por que as dietas da moda, que sempre tentam tornar o carboidrato vilão, não são bem assim uma verdade.

"As diretrizes científicas sempre mostram que as calorias provindas dos carboidratos são da ordem de 55 a 65% das calorias totais numa dieta adequada (com pequenas variações no âmbito internacional). Essa variação deve ser levada em conta, de acordo com o estado fisiopatológico e pelo tipo de exercícios físicos praticados ou não  pela pessoa", orienta.

Sob o título "Inflamação sistêmica induzida pela gordura saturada via receptores do tipo Toll 4 (TLR4) - O perigo das dietas 'Lowcarb Paleo'", a palestra apresenta alguns estudos longitudinais recentes, "os quais demonstram que a mortalidade tende a aumentar com níveis de carboidratos inferiores a 40% das calorias", avisa Carmen, acreditando que isso se deve provavelmente pelo baixo teor em fibras, micronutriente e excesso de proteínas e gorduras. Assim como em dietas com níveis de carboidratos superiores a 70%, neste caso há um provável excesso de açúcares e baixa qualidade e quantidade de outros macro e micronutrientes em relação às necessidades.

O evento é organizado pelo programa de pós-graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas do ICB, e organizado pela professora Diana Bahia.

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo