Menu

Marcha

Na próxima terça, dia 7 de maio, a partir das 7 horas, entidades de ensino e pesquisa de Minas Gerais vão se reunir na Praça Raul Soares para realizar a “Marcha pela Ciência”. O grupo planeja seguir em caminhada até a praça da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é defender e difundir a importância da ciência e da inovação para o desenvolvimento do estado.

A Marcha pela Ciência é um movimento internacional que busca mobilizar as instituições públicas e valorizar ações no campo da ciência, tecnologia e inovação. Em Belo Horizonte, foi organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em conjunto com UFMG, Fiocruz, Funed, Apubh, Sindifes, UEE, ANPG, APG, entre outras, começa na Praça Raul Soares, onde os cientistas irão interagir com a população e mostrar a importância da ciência. De lá, a Marcha segue para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde,  às 9h30, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Ciência e Tecnologia.

Ainda na ALMG, haverá uma Mostra Científica com oficinas, rodas de conversa e outras apresentações, incluindo uma mostra do Museu Itinerante Ponto UFMG.

Segundo o site da SBPC:

“As entidades científicas brasileiras se articulam no início do mês de maio contra a crise na CT&I agravada pelo anúncio de congelamento de 42% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Somando forças ao movimento #cienciaocupabrasilia, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diversas instituições científicas e acadêmicas do País, no dia 07 de maio acontecerá a “Marcha pela Ciência em Belo Horizonte”, capital de Minas Gerais, com objetivo de protestar e pressionar o governo contra os cortes no orçamento da área. Com o slogan “Defender a ciência é defender nosso presente, passado e futuro”, o evento promoverá atividades a partir das 07h até às 16h no centro de Belo Horizonte.”

“Defender a ciência é defender o nosso futuro”, afirma Adelina, evidenciando o objetivo do evento. Ela incentiva a participação de toda a comunidade acadêmica e a população em geral.

Mais informações no site da SBPC: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/minas-gerais-marcha-contra-os-cortes-em-ciencia-e-tecnologia/

(Imagem: Lilian Sagan/Marcha pela Ciência/Periódicos de Minas UFMG)

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo