Menu

Está no DNA 2019 6

Até o dia 23 de abril todos os interessados podem se inscrever na segunda edição do concurso “Está no DNA”, que irá selecionar a melhor das representações criativas da molécula que traz no núcleo das células toda a informação genética dos seres vivos. Promovido pela Diretoria do ICB, o concurso comemora o Dia Internacional do DNA, 25 de abril, com apoio da Fundação Danilo Pena (Fundape), que também patrocina o prêmio no valor de R$500,00 que será entregue ao primeiro colocado, pelo professor Sérgio Danilo Pena. A data de 25 de abril de 1953 entrou para a história pelo advento da publicação de um artigo de uma página, onde Watson e Crick revolucionaram a genética ao propor um modelo simples e estético que representava a dupla hélice do DNA. E exatamente em memória desse fato os trabalhos inscritos no concurso ficarão expostos neste 25 de abril no hall do ICB, das 9h às 15h.

O público visitante poderá participar votando. A seleção dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora, selecionada pela Diretoria do ICB, mas o expositor mais votado pelo público receberá um voto extra, podendo decidir a escolha. A urna ficará no local da exposição. Cada visitante deverá votar apenas uma vez.

Élida Rabelo, vice-diretora do ICB e organizadora do certame, destaca que o objetivo do concurso é incentivar os participantes a refletirem sobre o tema e a buscarem mais informação sobre essa importante descoberta. “O evento é aberto a todos. Participe!”, convida a vice-diretora.

Todos podem participar
Além da comunidade da UFMG, toda pessoa interessada no assunto pode inscrever seu trabalho. O importante é representar a dupla hélice do DNA da forma mais criativa possível (música, dobratura, pintura, moldagem, tricô, fotografia, mosaico, etc.)

Cronograma
Inscrições: Até à meia-noite do dia 23 de abril de 2019
Exposição das obras: Das 9h às 15h do dia 25 de abril de 2019 (Dia Mundial do DNA)
Divulgação dos trabalhos premiados: Dia 27 de abril
Entrega do prêmio: em data a ser posteriormente agendada

COMO SE INSCREVER NO CONCURSO
Basta enviar um email, até a meia-noite do dia 23 de abril, para:  - com o assunto <Prêmio DNA>.

No email é imprescindível informar também:
- Nome do interessado,
- Nome do responsável (caso seja outra pessoa),
- Nome do trabalho com breve apresentação,
- Área física necessária para exposição,
- Infraestrutura necessária para a exposição do trabalho,
- Contatos (E-mail e telefone).

A GRANDE DESCOBERTA
O estudo de James Dewey Watson e Francis Harry Compton Crick foi publicado no dia 25 de abril de 1953, na revista científica Nature (n. 4356). Publicado na página 737, as descobertas apresentadas neste paper basearam-se na organização e reinterpretação de diversos dados já existentes, como as cristalografias da molécula de DNA realizadas pela cientista britânica Rosalind Franklin e pelos estudos do físico Maurice Wilkins. Em 1962, Watson, Crick e Wilkins ganharam o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu modelo estrutural da molécula. Franklin, embora essencial para a descoberta, já havia falecido na época e não existe Nobel póstumo. A estrutura do DNA descoberta pelos cientistas foi essencial para a compreensão acerca de seu funcionamento, abrindo uma nova porta de conquistas na área científica - como o sequenciamento do genoma humano. O Projeto Genoma foi essencial para a revolução técnica e científica observada na Medicina neste século.

Informações (sobre o concurso): Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB (ACBio) - 3409-3011

Veja como foi o ano passado
O vencedor do primeiro concurso foi "O som do DNA"

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA
Andréa Mara Macedo (Idealizadora do prêmio) - (31) 3409-2501 |

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo