Menu

 

03 2019 ENCONTRO TRANS IMIGRANTES CARTAZ

Literatura de Imigrantes é o tema do Encontro Transdisciplinar que irá reunir a professora Cristina Cheveresan da West University of Timisoara, Romênia, e o professor Elcio Loureiro Cornelsen da Faculdade de Letras da UFMG no dia 25 de março, a partir das 14 horas, no Auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas - CAD2/UFMG.
O encontro é aberto ao público amplo mediante inscrições gratuitas que devem ser realizadas com preenchimento de formulário eletrônico. Haverá emissão de declaração de comparecimento aos que solicitarem. https://goo.gl/forms/9zuTm8Iyzklv3sLh1
A produção literária relacionada aos imigrantes será o foco das apresentações conduzidas pelos convidados. A professora Cristina Cheveresan irá trazer a experiência de duas reconhecidas escritoras americanas de origem latina, Julia Alvarez (dominicana) e Cristina Garcia (cubana), destacando como essas autoras percebem e ficcionalizam os processos de formação de identidade transnacional e negociação cultural, desencadeados pelas experiências e deslocamentos diaspóricos causados pelos notórios regimes de Trujillo, na República Dominicana, e Castro, em Cuba.

A apresentação do professor Elcio Cornelsen versará sobre o romance O idiota do século XXI: um divã (título original: Der Idiot des 21. Jahrhunderts: Ein Divan), do escritor alemão Michael Kleeberg, publicado em 2018. Em especial, será enfocado o capítulo “Gottfried e Amir”, no qual os personagens que lhe dão título - um imigrante alemão do século XIX e um refugiado sírio do século XXI, numa cena inusitada, dialogam sobre suas vivências traumáticas de imigração, fuga e exílio.

Encontros Transdisciplinares

O Programa Encontros Transdisciplinares constitui-se de ciclos de conferências, palestras, mesas-redondas e debates em torno de questões de caráter avançado e/ou transdisciplinar desenvolvidas por pesquisadores, cientistas, intelectuais e artistas, vinculados ou não à UFMG. Abertos ao público amplo, esses eventos buscam promover o contato entre os diversos campos do conhecimento e estimular a cultura transdisciplinar em toda a UFMG.

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo