Menu

Logo ICBO Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lamenta, profundamente, o trágico rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Feijão, ocorrido no dia 25/01/2019, em Brumadinho, MG.

Em consonância com a Reitoria e outras Unidades da Universidade que já se pronunciaram, vimos expressar também nosso apoio e solidariedade à população moradora da região e aos trabalhadores duramente atingidos por esta tragédia. Estamos à disposição para colaborar no que for possível com as autoridades na elaboração de legislações que possam evitar este tipo de tragédia, tanto humana quanto ambiental.

De imediato, a Diretoria do ICB irá fortalecer a participação de grupos de pesquisa do Instituto no Programa Participa UFMG, no qual já estamos envolvidos desde o seu primeiro momento. Lançado após o rompimento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, o Participa tem o propósito de apresentar soluções mais eficientes para esta grave situação a partir de um amplo levantamento no âmbito da UFMG.

Entendemos que, da mesma forma como a biologia reconhece a sociedade como um sistema em que tudo está relacionado, a natureza não está isolada de seu contexto sócio-político-econômico. Como Instituição de ensino pública, há 50 anos temos um grande compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento do estado de Minas Gerais e do Brasil, não podendo, portanto, nos furtar a mais este importante desafio.

Com votos de força e coragem, dirigidos a todas as pessoas diretamente envolvidas nessa tragédia, destacamos ainda nosso desejo de que a qualidade de vida seja restabelecida na região o mais brevemente possível.

Prof. Carlos Augusto Rosa
Diretor

Profª. Élida Mara Rabelo
Vice-diretora

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2019

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo