Menu

44001O Programa de Pós-graduação em Microbiologia do ICB, CAPES 7, está concluindo os trâmites finais para lançar o novo Curso de Especialização em Diagnóstico e Controle Microbiológico. Na modalidade semi-presencial e com carga horária de 360 horas, sendo 20% desenvolvidas a distância, o curso é dividido em em 2 semestres e a previsão é que as aulas sejam iniciadas em março de 2019 e conluídas em fevereiro de 2020.

Para os idealizadores do projeto, a especialização em diagnóstico e controle microbiológico visa a formação em conceitos básicos e aplicados em microbiologia, capacitando profissionais para a execução e análise das principais etapas que envolvem o diagnóstico microbiológico, distribuído nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, nas áreas industrial, farmacêutica e clínica, para tanto, serão apresentados temas relevantes e atualizados como o reconhecimento e a identificação dos principais microrganismos e suas implicações em doenças infecciosas humanas e em importantes setores industriais.

De acordo com informaçõe do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, durante o curso, pretende-se, ainda, discutir sobre as principais técnicas para detecção de resistência bacteriana e fúngica aos antimicrobianos, sobre as novas abordagens para diagnostico molecular de microrganismos e atualização sobre os métodos analíticos em microbiologia, bem como das boas práticas nos laboratórios de análises.

Público alvo da especialização são os profissionais das áreas de farmácia bioquímica, ciências biológicas, enfermagem, odontologia, professores da área biológica de terceiro grau, professores da área de ciências do segundo grau que queiram obter conhecimentos aprofundados em Microbiologia. Destinando-se, também, a profissionais recém formados na área de análises clínicas, professores, biólogos da área de ambiente e indústria, além de profissionais com formação acadêmica em áreas que não necessariamente a de microbiologia, mas que queiram alicerçar seus conhecimentos na área, antes de ingressar num curso de mestrado ou doutorado.

Datas previstas para início e término do curso:  03/03/2019 a 28/02/2020

Número inicial de vagas anual: 40

Carga horaria total: 360h (sendo 20% a distância)

Modalidade: Semi-presencial. O curso é dividido em 02 semestres, aproximadamente 15 semanas/semestre (12 com aulas presenciais).

Cronograma de execução: atividades serão desenvolvidas na sexta-feira de 18-22 horas e sábado de 8-17 horas no I e II semestre de 2019, seguindo o calendário da UFMG.

Mais informações: http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos/

(Imagem: Freepik)

 

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo