Menu

Alexandre Birbrair

No próximo dia 5, a partir das 19h, será realizado o webinário Nervos e câncer: inimigos ou aliados?, ministrado pelo professor Alexander Birbrair, do Departamento de Patologia da UFMG. As inscrições, gratuitas e abertas ao público amplo, devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O evento é promovido pela plataforma Rede de Pesquisadores, que visa propiciar o debate de professores, instituições de ensino e ONGs na promoção do ensino científico.

Birbrair vai discorrer sobre as novas possibilidades abordagens de tratamento do câncer que surgem diante da recente descoberta sobre as inervações das estruturas cancerosas e sua complexa estrutura. 

Segundo ele, o comportamento das células do câncer é regulado por componentes do microambiente tecidual onde elas residem. "Por isso, é urgente conhecer os seus constituintes e entender como eles afetam o desenvolvimento tumoral", avalia Birbrair. No entanto, acrescenta, sabe-se pouco sobre a função das projeções nervosas e as células associadas a elas na progressão do câncer. O objetivo de sua pesquisa, financiada pelo Instituto Serrapilheira, é investigar o papel do sistema nervoso periférico no micrombiente tumoral.

Trajetória

Aexander Birbrair cursou Biomedicina na Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, fez doutorado em Neurociências na Wake Forest University, Carolina do Norte, e residência pós-doutoral em Biologia Celular na Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York. Desde 2016, é professor do ICB. Seu grupo trabalha na compreensão de como os componentes celulares de diferentes tecidos funcionam e controlam a progressão do câncer.

Os webinários já realizados estão disponíveis no canal Rede de Pesquisadores do Youtube. Assista ao vídeo no qual o professor Birbrair fala sobre células-tronco.

SERVIÇO

Online, ao vivo e Gratuito

NOTÍCIAS ANTERIORES

Webnário analisa papel das células-tronco no dia 2, quarta-feira, ao vivo

(Com Assessoria de Comunicação da UFMG)

 

 

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo