Menu

café

Ocorre no saguão do ICB, nos dias 17 e 18 de outubro entre 17h e 19h, a segunda edição do Café com Ciência. Evento coordenado por Rodolfo Giunchettim, professor do Departamento de Morfologia, pretende oferecer a oportunidade de aprendizado mais convidativa e relaxada que as tradicionais palestras.

A ideia é trazer a atmosfera de cafeteria para dentro do meio acadêmico, criando-se um contexto favorável a discussões que aproximem a ciência do cotidiano das pessoas que não necessariamente são da área, afirma o coordenador.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias em que o evento ocorre, os temas serão diferentes.

Na quarta-feira, 17, a conversa gira em torno do “Impacto dos agrotóxicos em nossas vidas: é preciso esclarecer para se posicionar”, com o Dr. Érico da Gama Torres, da FUNDACENTRO-MG, e a Profa. Jandira Maciel da Silva, da Faculdade de Medicina/UFMG, responsáveis pela discussão.

Vistos pela sociedade normalmente como um vilão, os agrotóxicos precisam ser melhor compreendidos e analisados. A ideia é ir além das informações básicas disponíveis no dia a dia para que o público possa desenvolver uma opinião mais crítica a respeito do assunto, principalmente por se tratar de um tema que afeta a todos tão diretamente.

Já na quinta, 18, o Café aborda “O desafio da inclusão: estamos preparados para incluir?”. Debatendo esses temas, estão a Profª. Adriana Valladão e Abel Passos do Nascimento, ambos do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão/UFMG, a Profª. Teresa Cristina da Silva Kurimoto, da Comissão Permanente de Saúde Mental e o servidor Ricardo Fot, da Gerência de Infraestrutura do ICB.

A inclusão da pessoa com deficiência, no contexto educacional e do trabalho, pressupõe mudanças nos espaços, nas relações, nos procedimentos e processos. Para a professora Adriana, que tem participado de atividades com foco em melhorar a inclusão da Universidade, essas mudanças demandam a participação dos diferentes atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem e no processo de trabalho.

O servidor Ricardo Fot menciona o evento como sendo uma oportunidade de falar da própria experiência e esclarecer dúvidas, pois muitas pessoas ainda não têm conhecimento a respeito da vida de pessoas com, deficiência, e o Café deve ser utilizado para responder o máximo de perguntas possível.

“É necessário dirimir dúvidas e remover crenças tanto a respeito das capacidades das pessoas com deficiência, quanto explicar como tratar estas pessoas. É apenas através do conhecimento que podemos construir uma sociedade inclusiva”, conclui Abel Passos, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão/UFMG.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA do 4º Encontro que traz outras atrações culturais e científicas, está disponível no site do ICB

Serviço:
Café com ciência
Data: 17 e 18 de outubro
Horário: 17h às 19h
Local: Saguão do ICB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ICB abre as portas para a população - 4 OUT 2018

UFMG leva Biologia e Saúde à estação são Gabriel, dia 17, 8h - 15 OUT 2018

IV Mostra Interativa do ICB acontece na quinta-feira, 18 - 16 OUT 2018

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo