Menu

5873Os pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) descobriram os mecanismos que o cérebro utiliza para controlar a temperatura do corpo em situações de estresse. “Identificamos que os neurônios do tipo Vglut2, localizados na área dorsal do hipotálamo, são os responsáveis pelo controle da temperatura corporal e participam da eclosão da febre em resposta ao estresse”, explica a pesquisadora Natália Machado, principal autora do estudo e pós-doutoranda em neurociências na Universidade de Harvard.

“Durante o estresse induzido por mudança de ambiente, observamos que aquela população de neurônios estava ativa, e o animal, aquecido. Por sua vez, com os neurônios inibidos, essa resposta foi bloqueada”, descreve o professor Marco Antônio Peliky Fontes, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB e coautor do artigo.

Segundo Fontes, a elevação da temperatura corporal é um mecanismo de defesa diante de uma situação de estresse. No entanto, aperfeiçoado ao longo de milhares de anos, o organismo ainda não conseguiu se adaptar à transformação do ambiente urbano nos últimos séculos. Ele diz que o próximo passo é descobrir se há outros fatores que intensificam ou reduzem os sintomas.

Leia o restante da matéria em: Cientistas da UFMG descobrem mecanismo da 'febre emocional'

(Mídia é uma tentativa da ACbio de reunir notícias sobre o ICB)

*Imagem: Freepik

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo