Menu

Curso de biossegurança 2018

Nos dias 18, 20, 25, 27 de setembro e 2 de outubro de 2018, a Diretoria do ICB realiza um Curso de Biossegurança para seus servidores (professores e técnico-administrativos) e terceirizados que atuem em área de laboratório. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de setembro.

O "Curso de Biossegurança do ICB UFMG" tem o objetivo de apresentar e desenvolver um raciocínio assertivo acerca da Biossegurança em Ambientes de Saúde.

A partir do conceito de que biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção e minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, a proposta é apresentar os cuidados básicos necessários à saúde humana, à saúde animal, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

ESSENCIAL PARA O TRABALHO

Demanda antiga dos trabalhadores da Unidade, reiterada pela Pesquisa de Clima Organizacional feita pela Gerencia de RH, na avaliação do diretor Carlos Rosa "essa formação continuada no local de trabalho é essencial para manter os trabalhadores sensibilizados e capacitados para as questões da Biossegurança".

O diretor afirma ainda que cada laboratório deve inscrever pelo menos um representante no curso. "Todos os técnicos e auxiliares de laboratório do ICB podem e devem participar", orienta, determinado a estabelecer uma nova política.

Na impossibilidade de um representante do laboratório não poder participar deste curso o chefe deverá justificar a ausência junto à Gerência de Recursos Humanos, pelo email

O CURSO

Com duração de 20 horas, o curso, exclusivo para servidores do ICB, será ministrado de 8 às 12 horas, durante 5 dias, no Auditório Cerrado (3) do ICB.

Coordenado pela farmacêutica Aparecida Campana, Gerente de Resíduos e Biossegurança do ICB, junto com a servidora aposentada Neusa Rodrigues, o curso conta com a participação de professores do ICB, além de profissionais do DAST, da Escola de Educação Fisica e da FACE (veja a Programação).

A certificação será feita pelo Cenex e poderá contar para efeitos de progressão.

OS OBJETIVOS SAO:

- Motivar os participantes à reflexão, discussão e ao conhecimento da Biossegurança, sendo esta considerada como um princípio básico e elementar ao trabalho em ambiente em saúde.

- Introduzir os principais conceitos de Biossegurança.

- Abordar a importância da Biossegurança no ambiente de trabalho tendo em vista a preservação da saúde do trabalhador, do público e do meio ambiente.

- Oferecer conhecimentos para identificação e classificação dos riscos existentes nos ambientes de saúde.

- Contribuir para a preparação de profissionais capacitados e conhecedores dos princípios de segurança nos mais diversos setores de serviços de saúde, adequando suas necessidades para o cuidado pessoal, em grupo, do patrimônio e o cuidado com o meio ambiente.

INSCRIÇÕES

Até o dia 14 de setembro. Basta enviar as seguintes informações para :

1 - Nome completo:

2- Vinculo: ( ) servidor docente ( ) servidor TAE ( ) terceirizado

2 - Departamento:

3 - Laboratório:

4 - Responsável pelo laboratório:

PROGRAMACAO

Sobre o curso e conteúdo programático você encontra no arquivo em anexo.

MAIS INFORMAÇÕES

(Atualizado em 13/09/2018  às 9h42)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo