Menu

palestra.marina.andrade.icb CORRIGIDOConsciente do enorme desafio - quase filosófico - que é para um pesquisador propor uma mostra científica para leigos, a Comissão Organizadora da 4ª edição do Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB convidou Marina Pinto Andrade, coordenadora do Pint of Science Belo Horizonte, para conversar com a comunidade do ICB - e com outros interessados no tema -, sobre formas criativas e inovadoras de apresentar trabalhos de popularização da ciência e tecnologia em mostras científicas. O evento, aberto a todos,  será no dia 11 de setembro, das 12h30 às 13h30, na sala de Seminários do Bloco G4. As Inscrições Gratuitas podem ser feitas Aqui 

O objetivo é tentar descobrir novos ou criativos caminhos que possam inspirar alguma adequação aos projetos dos interessados em se inscrever na 4ª Mostra Interativa do ICB, que acontece no ICB entre 15 e 18 de outubro, com a proposta de divulgar o conhecimento desenvolvidos no ICB para o público visitante. As inscrições de trabalhos (apenas para a comunidade do ICB) para serem apresentados na 4ª Mostra vão até o dia 20 de setembro podem ser feitas aqui.

No bate papo com Marina Andrade, que também coordena o Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia (Pop Ciência MG), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), ela vai tentar deixar ainda mais claro a importância da popularização da ciência para o desenvolvimento da cidadania, assim como para "criar gosto pela ciência", por meio de dicas e exemplos de sucesso de grandes eventos, como Café com Ciência, Chopp com Ciência e Pint of Science.

A premissa por trás do evento é que, para um cientista normalmente é dificil falar numa linguagem diferente daquela que durante vários anos ele vem estudando e treinando, de forma objetiva e metódica. "De repente", sua tarefa é falar sobre aquilo, que ele sabe muito, para alguém que muitas vezes não compreende o mesmo vocabulário, uma criança ou um trabalhador de área diversa ao trabalho científico. E às vezes até "adversa", pois muita gente pensa que não gosta de ciência, até que um dia tenha a oportunidade de assistir uma apresentação atraente, cheia de curiosidades e das belezas do "conhecer".

A data ainda em setembro foi escolhida para dar tempo de todo mundo poder aperfeiçoar sua apresentação e tornar o Encontro do ICB com a Sociedade ainda mais atraente do que em 2017. O horário, logo depois do almoço já é um tentativa de garantir um número maior de pessoas, perto do horário do almoço. Dentro da mesma filosofia, a palestra terá duração de 30 minutos, seguida de um bate-pao, propriamente dito, para tirar dúvidas.

O evento tem apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica e do Centro de Extensão do ICB, como todas as demais atividades do 4º Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB.

SEMANA DA CIÊNCIA

O IV Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB integra a programação da edição 2018 da Semana do Conhecimento da UFMG, que acontece de 15 a 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, e cuja programação está disponível no site da UFMG. Ambas as atividades também fazem parte da programação da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCTI), que acontece em todo o Brasil, no mesmo período, mas vai até o domingo, dia 21 de outubro. O tema da Semana este ano está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, especificamente ao de número 10 – Redução das Desigualdades. Mais no Site do CNPq.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ICB abre inscrições para apresentar trabalho em seu 4º Encontro de Ciência, Ensino e Cultura - 23 AGO 2018

 

MAIS INFORMAÇÕES
Centro de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Horário de funcionamento 8h-12h e 14h-16h. (31) 3409 2533 .

SERVIÇO

PALESTRA PREPARATÓRIA PARA A MOSTRA
"Popularização de ciência em espaços criativos e informais"
Marina Pinto Andrade
Dia 11 de setembro de 2018 - De 12h30 ás 13h30
Sala de Seminários do ICB - Bloco G, 4º andar (Próximo ao elevador)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo