Menu

Rodolfo Giunchetti coordena estudo de vacina contra Aedes aegypti. (Foto: Júlia Duarte/UFMG/Divulgação) (Foto: Júlia Duarte/UFMG/Divulgação)O estudo da vacina contra a dengue avançou para a fase de testes em adultos voluntários, “A expectativa é que o estudo vá até 2022. A partir do cálculo de eficácia, o licenciamento pode ser requisitado e daí a gente calcula um prazo de dois a três anos para a vacina chegar até o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o professor Helton Santiago, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Segundo o professor Rodolfo Giunchetti, coordenador da pesquisa, nove formulações diferentes, que podem ser produzidas pela indústria, apresentaram efeito contra o Aedes aegypti. E apesar da liberação de mais uma parcela de recursos federais para o estudo, há o temor de evasão de cientistas para o exterior por causa dos cortes. “O pior é que estamos perdendo massa crítica para o exterior ou as pessoas com doutorado tem mudado a área de atuação para sobreviver. No meu grupo de pesquisa ainda não teve evasão, mas é apenas uma questão de tempo”, disse ele.

Leia o restante da matéria em: Vacina contra a dengue avança e fase de testes em adultos voluntários é concluída, diz UFMG

(Mídia é uma tentativa da ACbio de reunir notícias sobre o ICB)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo